Lupa por sobre o logotipo da Bitstamp
Shutterstock

A exchange de criptomoedas Bitstamp anunciou nesta quarta-feira (9) a suspensão “permanente” da negociação de várias altcoins para seus usuários sediados nos EUA, a partir do dia 29 de agosto de 2023.

Os ativos que serão afetados pela suspensão incluem Axie Infinity (AXS), Chiliz (CHZ), Decentraland (MANA), Polygon (MATIC), NEAR Protocol (NEAR), The Sandbox (SAND), e Solana (SOL).

Publicidade

Fundada em 2011 e atualmente sediada em Luxemburgo, a Bitstamp é a exchange de criptomoedas mais antiga do mundo em atividade. Nas últimas 24 horas, ela negociou cerca de US$ 175 milhões em volume, de acordo com o CoinGecko.

A Bitstamp não especificou as razões por trás da decisão, embora a exchange tenha sugerido que é uma resposta ao movimento da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, a reguladora do país) em classificar todos os sete tokens como valores mobiliários não registrados, em suas queixas contra a Binance e a Coinbase.

“Na Bitstamp, temos uma estrutura abrangente para avaliar continuamente as criptomoedas que fornecemos, levando em consideração o ambiente regulatório dinâmico”, disse a exchange em um anúncio. “Considerando a evolução de casos recentes, estamos fazendo algumas mudanças em nossas ofertas de criptoativos — especificamente para nossos clientes residentes nos Estados Unidos.”

A exchange esclareceu que, embora as atividades de negociação desses sete tokens sejam interrompidas, os usuários ainda podem mantê-los em suas contas e retirá-los a qualquer momento.

Publicidade

SEC reprime exchanges de criptomoedas

A Binance.US, a subsidiária americana da maior exchange de criptomoedas do mundo, e a Coinbase a maior plataforma de negociação de criptoativos dos EUA estão enfrentando desafios legais, já que a SEC alega que vários tokens disponíveis para negociação nessas plataformas se qualificam como títulos não registrados.

A SEC também alega que a Coinbase operou como uma Bolsa de Valores Nacional não registrada, corretora e agência de compensação por anos e “elevou seu interesse em aumentar seus lucros sobre os interesses dos investidores.”

A Coinbase entrou com uma moção para rejeitar o processo da SEC no dia 28 de junho, argumentando que a agência não tem autoridade estatutária sobre a exchange e que sua posição em relação aos seus poderes é “insustentável por uma questão de lei.”

Depois disso, entraram com um processo federal na semana passada, em que a empresa com sede em São Francisco pediu a um juiz que rejeitasse o caso da SEC

Publicidade

No mês passado, um representante da Coinbase disse ao Decrypt que a exchange está envolvida em discussões com a SEC e acredita “que a regulamentação transparente e justa e a ação do Congresso […] representam o melhor caminho a seguir para os usuários americanos de criptoativos e as empresas que constroem a criptoeconomia nos EUA”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED

Ganha força tese de que Jack Dorsey, criador do Twitter, é Satoshi Nakamoto

Tese aponta interesses do Jack Dorsey por criptografia e finanças alternativas e intensa participação nos primeiros anos do Bitcoin
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Falta uma semana para previsão de Pai Rico sobre “maior crash da história” se concretizar

Robert Kiyosaki, popularmente conhecido por seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”, fez uma previsão assustadora em janeiro
Imagem da matéria: Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro

Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro

Deputada Julia Zanatta vê Drex como ameaça à liberdade, enquanto Eduardo Bolsonaro culpa Lula por projeto iniciado no governo de seu pai
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether terá que vender reserva de Bitcoin para seguir novas leis dos EUA, diz JPMorgan

Dois projetos de lei nos EUA buscam regular stablecoins; se aprovados, Tether precisará ajustar suas reservas