Lupa por sobre o logotipo da Bitstamp
Shutterstock

A exchange de criptomoedas Bitstamp anunciou nesta quarta-feira (9) a suspensão “permanente” da negociação de várias altcoins para seus usuários sediados nos EUA, a partir do dia 29 de agosto de 2023.

Os ativos que serão afetados pela suspensão incluem Axie Infinity (AXS), Chiliz (CHZ), Decentraland (MANA), Polygon (MATIC), NEAR Protocol (NEAR), The Sandbox (SAND), e Solana (SOL).

Publicidade

Fundada em 2011 e atualmente sediada em Luxemburgo, a Bitstamp é a exchange de criptomoedas mais antiga do mundo em atividade. Nas últimas 24 horas, ela negociou cerca de US$ 175 milhões em volume, de acordo com o CoinGecko.

A Bitstamp não especificou as razões por trás da decisão, embora a exchange tenha sugerido que é uma resposta ao movimento da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, a reguladora do país) em classificar todos os sete tokens como valores mobiliários não registrados, em suas queixas contra a Binance e a Coinbase.

“Na Bitstamp, temos uma estrutura abrangente para avaliar continuamente as criptomoedas que fornecemos, levando em consideração o ambiente regulatório dinâmico”, disse a exchange em um anúncio. “Considerando a evolução de casos recentes, estamos fazendo algumas mudanças em nossas ofertas de criptoativos — especificamente para nossos clientes residentes nos Estados Unidos.”

A exchange esclareceu que, embora as atividades de negociação desses sete tokens sejam interrompidas, os usuários ainda podem mantê-los em suas contas e retirá-los a qualquer momento.

Publicidade

SEC reprime exchanges de criptomoedas

A Binance.US, a subsidiária americana da maior exchange de criptomoedas do mundo, e a Coinbase a maior plataforma de negociação de criptoativos dos EUA estão enfrentando desafios legais, já que a SEC alega que vários tokens disponíveis para negociação nessas plataformas se qualificam como títulos não registrados.

A SEC também alega que a Coinbase operou como uma Bolsa de Valores Nacional não registrada, corretora e agência de compensação por anos e “elevou seu interesse em aumentar seus lucros sobre os interesses dos investidores.”

A Coinbase entrou com uma moção para rejeitar o processo da SEC no dia 28 de junho, argumentando que a agência não tem autoridade estatutária sobre a exchange e que sua posição em relação aos seus poderes é “insustentável por uma questão de lei.”

Depois disso, entraram com um processo federal na semana passada, em que a empresa com sede em São Francisco pediu a um juiz que rejeitasse o caso da SEC

Publicidade

No mês passado, um representante da Coinbase disse ao Decrypt que a exchange está envolvida em discussões com a SEC e acredita “que a regulamentação transparente e justa e a ação do Congresso […] representam o melhor caminho a seguir para os usuários americanos de criptoativos e as empresas que constroem a criptoeconomia nos EUA”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Vinculado aos NFTs Azuki, token ANIME será lançado na rede Ethereum este mês

Vinculado aos NFTs Azuki, token ANIME será lançado na rede Ethereum este mês

Fundação Animecoin lançará token ANIME em algum momento deste mês de janeiro, com os membros da comunidade Azuki sendo beneficiados
Imagem da matéria: Singapura bloqueia acesso ao Polymarket e o enquadra como "site ilegal"

Singapura bloqueia acesso ao Polymarket e o enquadra como “site ilegal”

O Polymarket enfrenta uma pressão crescente à medida que os órgãos reguladores globais investigam as apostas políticas multimilionárias da plataforma
Imagem da matéria: Maior corretora de criptomoedas da Coreia do Sul pode receber sanção severa do governo

Maior corretora de criptomoedas da Coreia do Sul pode receber sanção severa do governo

Órgão regulatório do país asiático afirma que a corretora de criptomoedas Upbit vem descumprindo regras de prevenção à lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Negociações de NFTs caem para nível mais baixo em 3 anos

Negociações de NFTs caem para nível mais baixo em 3 anos

Os volumes anuais de negociação de NFTs caíram 19%, enquanto as contagens de vendas caíram 18% em comparação com 2023