Zoom em moeda de 500 pesos colombianos
Peso colombiano (Foto: Shutterstock)

O diretor da Receita Federal da Colômbia (DIAN), Luis Carlos Reyes, afirmou nesta semana que o governo colombiano pretende criar uma moeda digital estatal como parte de um conjunto de medidas para combater a sonegação de impostos.

“A criação de uma moeda digital… uma moeda digital que facilite essas transações para o consumidor”, disse Reyes em entrevista ao site Semana, destacando que deve haver mudanças nas transações em dinheiro no país.

Publicidade

Segundo Reyes, é estimado que a evasão fiscal esteja hoje entre 6% e 8% do PIB do país. “Isso equivale a seis ou oito reformas tributárias que foram feitas na Colômbia, com as quais se obtém no máximo 1% ou 1,5% do PIB”, ressaltou.

O diretor acrescenta que um dos objetivos importantes com a criação de uma moeda digital é que as movimentações de dinheiro de um determinado valor seriam registradas no meio eletrônico, e que, portanto, mudaria radicalmente a forma como a moeda em espécie circula no país. 

“Quando as transações em dinheiro não são registradas em lugar nenhum, é mais fácil realizar vendas que não também não são registradas… Então o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) ou outros impostos podem evadir-se”, explicou Reyes.

Ele acrescentou que a moeda digital evitaria esse tipo de transação clandestina e traria um benefício potencial para os objetivos que estão sendo estudados com a reforma econômica na Colômbia.

Publicidade

Moeda digital da Colômbia

Sobre a modalidade da nova moeda, Reyes não detalhou se sua tecnologia seria baseada em blockchain ou outro sistema usado por outros países que têm estudado e trabalhado na modalidade CBDC.

CBDC é uma sigla do inglês “Central Bank Digital Currency”, que significa “Moeda Digital do Banco Central”. Esse conceito surgiu com o interesse das nações em utilizar a tecnologia blockchain para finalidades financeiras, inspiradas no crescimento e popularização das criptomoedas.

A maioria das operações financeiras já acontece de forma digital, mas a emissão de dinheiro fiduciário ocorre, principalmente, na forma de notas em espécie. Buscando romper essa fronteira, bancos, instituições e governos ao redor do mundo estão lançando moedas digitais em fase de teste.

Acredita-se que mais de 80% dos bancos centrais já estejam engajados em pesquisas com CBDCs, incluindo o Brasil. Nesse quesito, a China é o país mais avançado e já faz testes na vida real em várias cidades com seu Yuan Digital, cujo sistema não depende da tecnologia blockchain.

Publicidade

Não sabe qual o melhor criptoativo para o seu perfil? No Mercado Bitcoin, quem está começando a investir tem a melhor experiência de negociação e fica informado sobre tudo! Saiba mais sobre o Mercado Bitcoin!

VOCÊ PODE GOSTAR
dedos apontados para pessoa em forma de acusação

Corretoras se unem para rejeitar ex-funcionários da SEC na indústria cripto

Tyler Winklevoss apoiou publicamente Brian Armstrong no revide contra “os maus atores” da agência reguladora dos EUA
Suspeitos de golpe do Grupo Milton detidos pela polícia da Rússia

Rússia prende golpistas de criptomoedas que roubaram mais de 100 mil pessoas, incluindo brasileiros; veja vídeo

Tendo como alvo pessoas da União Europeia, Reino Unido, Canadá e Brasil, o grupo criminoso teria chegado a gerar uma receita de cerca de R$ 6 milhões, disse o Serviço Federal
homem de costas andando em direção a tokenização do mercado financeiro

Tokenização está entre as prioridades regulatórias da CVM para 2025

Em 2025, a CVM lançará uma consulta pública para revisão das Resoluções 135 e 31 com foco em mercados menores e tokenização
ceo da microstrategy michael saylor

Microsoft pode aumentar os lucros se adotar uma estratégia de Bitcoin, diz Michael Saylor ao conselho

O cofundador da MicroStrategy argumentou que a Microsoft poderia criar US$ 5 trilhões em valor adotando o Bitcoin, chamando-o de “parceiro de fusão universal e lucrativo”.