A principal exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, voltou a enfrentar problemas na quarta-feira (20) na sua plataforma de negociação. Porém, enquanto nas outras vezes as dificuldades vinham do aumento repentino do volume de negociação por conta das altas do Bitcoin, desta vez o motivo foi um congestionamento na Base, uma rede de escalabilidade baseada no Ethereum que a própria corretora criou.
“Devido à congestão de rede na Base, transações na carteira Coinbase e no Coinbase.com podem experimentar falhas intermitentes,” informava a página de status da Coinbase. “Se sua transação não for confirmada pela rede, por favor, espere ou submeta sua transação novamente no Coinbase.com. Aconselhamos que clientes da Carteira Coinbase esperem pela resolução da congestão antes de submeter transações na rede Base.”
Nesta quinta-feira (21) a falha ainda não foi resolvida, com a página de status da Coinbase informando que embora o problema tenha sido identificado, uma correção ainda está sendo implementada.
Após a publicação inicial desta história, representantes da Coinbase enviaram a seguinte declaração para a Decrypt:
“Devido ao alto tráfego de rede no Base, as taxas de transação aumentaram nas últimas 24 horas. Algumas transações de usuários que foram submetidas com taxas mais baixas podem estar presas em um estado ‘pendente’. Se possível, usuários com transações pendentes devem cancelar sua transação e ressubmetê-la com a taxa de gás estimada mais recente. Se você não conseguir cancelar sua transação pendente, a transação será completada uma vez que o tráfego diminua. Fique tranquilo, seus fundos estão seguros.”
Congestão na Base
As transações na Base aumentaram dramaticamente nos últimos dias após o lançamento na semana passada da atualização Dencun do Ethereum, que prometeu cortar as taxas de transação em redes de escalonamento de segunda camada.
O ecossistema Base — que é baseado na tecnologia de escalonamento da Optimism — viu uma diminuição drástica nas taxas, caindo 90% ou mais ao lado de algumas outras redes.
Dados públicos de blockchain do Dune mostram um salto considerável no volume de transações na Base, subindo de uma média diária de cerca de 400 mil transações diárias antes da atualização Dencun para um milhão ou mais nos últimos dias. A Base atingiu um novo recorde de transações diárias de 2,12 milhões no sábado (16).
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo