ChatGPT revela os principais suspeitos de serem Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

Inteligência Artificial disse que não consegue estimar as probabilidades por trás de cada nome, mas listou aqueles que são mais citados como as identidades por trás do misterioso criador da maior criptomoeda
Imagem da matéria: ChatGPT revela os principais suspeitos de serem Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

Estátua do misterioso fundador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, instalada em Budapest, na Hungria (Foto: Shutterstock)

O Portal do Bitcoin perguntou nessa segunda-feira (24) para o popular programa de inteligência artificial ChatGPT quais seriam as pessoas com maiores probabilidades de serem os indivíduos por trás do pseudônimo de Satoshi Nakamoto, o misterioso e ainda anônimo criador do Bitcoin.

A identidade por trás da pessoa – ou grupo de pessoas – que assina o documento original da criptomoeda “Bitcoin, um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto” já levantou diversas teorias, discussões e até mesmo processos jurídicos de propriedade intelectual no mundo todo. Mas sem nenhuma evidência conclusiva, tudo o que temos são especulações.

Publicidade

O ChatGPT faz questão de deixar claro que a identidade do criador do Bitcoin é um grande mistério que “pode nunca ser resolvido”. Quando interrogado sobre as probabilidades reais para cada nome listado, o programa de computador afirma que é incapaz de fornecer números e probabilidades reais.

Ainda assim, ele criou um lista com os nomes que mais costumam ser apontados em sua base de dados como os suspeitos de serem Satoshi Nakamoto. Segundo a Inteligência Artificial, eis aqui os mais cotados:

  • Nick Szabo; um cientista da computação e criptógrafo considerado por alguns como o pai dos contratos inteligentes. Ele é conhecido por seu trabalho em moedas digitais e foi citado como um possível candidato a Satoshi Nakamoto devido à sua experiência técnica e envolvimento no desenvolvimento inicial do Bitcoin.
  • Hal Finney; um programador de computador e um dos usuários iniciais de Bitcoin, que foi a primeira pessoa a receber uma transação de BTC de Satoshi Nakamoto. Ele esteve fortemente envolvido no desenvolvimento inicial da criptomoeda e tinha uma sólida experiência em criptografia e ciência da computação.
  • Gavin Andresen; um programador de software que foi apontado como o principal desenvolvedor do Bitcoin após a saída de Satoshi Nakamoto em 2011. Ele afirmou que não tem conhecimento da verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, mas seu envolvimento próximo com o desenvolvimento inicial do Bitcoin levou algumas pessoas a especularem que ele pode ter feito parte da equipe original.

Estes três primeiro candidatos levantados pelo ChatGPT são os mais aceitos como possíveis candidatos, por terem relações diretas com o Bitcoin, sob seus nomes verdadeiros, ou então em projetos relacionados — também com seus próprios nomes.

Além destes, são citados pela Inteligência Artificial, com as respectivas justificativas:

  • Paul Le Roux; um ex-programador e mentor do crime que atualmente cumpre pena de prisão. Alguns sugeriram que o histórico de Le Roux em criptografia e programação, bem como sua reputação de sigilo e desejo de anonimato, fazem dele um candidato em potencial para o criador do Bitcoin. Outros apontaram para supostas semelhanças nos estilos de escrita usados por Satoshi Nakamoto e Le Roux, ou o uso de pseudônimos semelhantes a Satoshi no passado: “Solotshi”.
  • Dorian Nakamoto; um nipo-americano que foi erroneamente identificado como Satoshi Nakamoto por um jornalista em 2014. Embora ele tenha negado qualquer envolvimento com Bitcoin e posteriormente tenha entrado com uma ação contra o jornalista, algumas pessoas ainda acreditam que ele pode ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto.
  • Wei Dai; é engenheiro de computação e esteve envolvido na criação do b-money, que foi uma das primeiras propostas para uma moeda digital descentralizada. Seu trabalho tem semelhanças com os conceitos por trás do Bitcoin.
  • Adam Back; um criptógrafo e cientista da computação que desenvolveu o sistema de prova de trabalho Hashcash, que é usado em filtros de spam de e-mail e foi uma das inspirações para o Bitcoin.
  • Ian Grigg; um criptógrafo financeiro conhecido por seu trabalho em sistemas de moeda digital, incluindo a criação do Ricardian Contract, uma estrutura legal e técnica para contratos inteligentes.
  • Bram Cohen: o criador do protocolo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer BitTorrent, que tem algumas semelhanças com a estrutura descentralizada do Bitcoin.
  • Jed McCaleb: um programador e empresário que criou a primeira grande exchange de Bitcoin, Mt. Gox, e mais tarde fundou outros projetos de criptomoeda, como Ripple e Stellar.
  • Craig Wright; um cientista da computação australiano que afirma ser Satoshi Nakamoto desde 2016. No entanto, suas reivindicações foram amplamente contestadas e ele esteve envolvido em várias disputas legais sobre seu suposto papel na criação do Bitcoin.
  • Wright é um defensor do Bitcoin SV (BSV), uma criptomoeda criada a partir do fork do Bitcoin Cash (BCH), que por sua vez foi resultado de uma divisão na rede do Bitcoin — separando-o do Bitcoin Core (BTC).

Uma matéria do portal BeInCrypto também fez perguntas semelhantes para o ChatGPT e um dos resultados que encontrou foi uma suposta probabilidade de 60% de que Satoshi Nakamoto seja um único indivíduo e não um grupo de pessoas.