Imagem da matéria: Pioneiro do bitcoin é intimado a depor contra Craig Wright, o falso Satoshi Nakamoto
(Foto: Shutterstock)

Jeff Garzik, pioneiro do bitcoin e atualmente CEO da startup ‘bloq’, recebeu uma intimação da Justiça dos Estados Unidos. Ele terá que depor sobre um processo bilionário que envolve Craig Wright e a família de David Kleiman, que morreu em 2013.

Assim que recebeu a intimação, Garzik se manifestou no Twitter:

Publicidade

“’Você está intimado’. Ação judicial sobre Bitcoin. No interesse da transparência radical, aqui está a intimação que acabou de chegar para mim”, disse, mostrando uma parte do documento.

Segundo o Cointelegraph, a intimação partiu de um Tribunal de um distrito no Sul da Flórida (EUA), registrado em fevereiro deste ano.

De acordo com Ira Kleiman, irmão de Kleiman e autor do processo, Craig aproveitou-se da circunstância da morte do irmão para transferir as criptomoedas da companhia para sua conta individual.

Kleiman foi um cientista da computação que supostamente participou do desenvolvimento do Bitcoin e da tecnologia blockchain.

Seu nome chegou a ser especulado como Satoshi Nakamoto, nome fictício do criador do bitcoin e autor do whitepaper da criptomoeda.

Após o falecimento, sua família alegou que Wright teria se apossado de mais de 1 milhão de unidades de bitcoin (cerca de R$ 15 bilhões segundo IPB), pois esta seria a parte do cientista.

Publicidade

Ele possuía deficiência e vivia internado. No entanto, ele era muito procurado por autoridades por conta sua experiência com informática.

Wright, que já se autoproclamou criador do Bitcoin, supostamente tentou ajudar a família, mas eles alegam que nunca houve devolução de nenhum fundo.

Conforme o processo, Wright se esqueceu de uma série de contratos que deveriam ter sido cumpridos, como a transferência de ativos entre pessoas físicas e empresas.

A acusação diz que Wright atrasou esses contratos e falsificou assinaturas de Kleiman, diz a reportagem.

Garzik foi intimado, então, para revelar qualquer evidência à “teoria pessoal” de que Kleiman era Satoshi Nakamoto. A intimação também pede para fornecer todas as comunicações, acordos e documentos relacionados a Wright e Kleiman.

Publicidade

Wright, então, requereu à corte para arquivar o processo contra ele, mas a o pedido foi rejeitado. O documento do tribunal confirma que há razões por parte dos que pleiteiam um pedido de conversão.

A justiça busca, também, toda a relação documentada entre Kleiman com Ian Grigg, Richard Zalusk e Roger Ver e também informações sobre atividade de mineração de Bitcoin do período de primeiro de janeiro de 2009 e abril de 2013.

A companhia W&K Info Defense and Reasearch LLC, engajada em mineração de bitcoins e desenvolvimento e pesquisa de software, foi fundada por Craig Wright e Dave Kleiman em 14 de fevereiro de 2011.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br


VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos