Craig Wright afirma ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto
Foto: Reprodução/Youtube

O cientista da computação Craig Wright perdeu uma ação judicial em um tribunal do Reino Unido na qual ele pedia direitos autoriais sobre a blockchain do Bitcoin.

Wright, que há muito tempo afirma ser a pessoa por trás do pseudônimo do criador do Bitcoin (BTC), Satoshi Nakamoto, afirmou que os forks do Bitcoin – derivados da criptomoeda – violam seus supostos direitos de propriedade intelectual, porque ele teria criado o ativo digital original.

Publicidade

Houve muitos forks do Bitcoin, mas o maior é o que deu origem à criptomoeda Bitcoin Cash (BCH), que atualmente é 28º maior criptoativo, com um valor de mercado de US$ 2,56 bilhões, de acordo com o CoinGecko.

Um tribunal do Reino Unido rejeitou a ação na terça-feira (7), com o juiz James Mellor dizendo: que “embora eu aceite que a lei de direitos autorais continuará a enfrentar desafios com novas tecnologias digitais, não vejo nenhuma perspectiva da lei permitir a proteção de direitos autorais de uma matéria que não é expressa ou fixada em qualquer lugar.”

O juiz estava se referindo à questão da fixação – quando algo pode ser protegido por direitos autorais porque existe em sua forma original. Ele argumentou que “nenhum ‘trabalho’ relevante foi identificado” provando a origem do Bitcoin.

Wright nunca conseguiu provar que é Satoshi Nakamoto. A maneira mais definitiva de fazer isso seria demonstrar que ele possui as chaves privadas do endereço Bitcoin de Satoshi – mas os advogados de Wright já disseram que ele não as tem consigo.

Publicidade

Wright está atualmente processando 15 desenvolvedores de Bitcoin para recuperar cerca de 111.000 BTC depois que diz ter perdido as chaves criptografadas quando sua rede de computadores domésticos foi supostamente hackeada. Um tribunal de Londres decidiu na semana passada que pode levar essa ação a julgamento.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes
criptomoedas bitcoin ethereum e solana

Fatores macroeconômicos terão papel de peso no mercado cripto após o halving, diz Coinbase

Para a maior corretora cripto dos EUA, a tendência é que os mercados procurem novos catalisadores para sustentar a recuperação do primeiro trimestre
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

Hedera (HBAR) salta 113% em meio à confusão sobre fundos tokenizados da BlackRock

A BlackRock, no entanto, disse que não está diretamente envolvida no esforço de tokenização da Archax