Imagem da matéria: ChatGPT já consegue prever movimentos no preço de ações com base no noticiário, mostram estudos
Shutterstock

Uma reportagem da Bloomberg publicada na segunda-feira (17) diz que o popular programa de Inteligência Artificial (AI) ChatGPT já consegue interpretar discursos do Federal Reserve (FED) — o banco central dos EUA — e manchetes do noticiários da imprensa para an tecipar movimentos de preços e auxiliar em decisões de investimento ou trade.

“É um daqueles casos raros em que o hype é real”, disse à Bloomberg Slavi Marinov, chefe de machine learning da empresa Man AHL, que vem implementando o uso de ferramentas de AI no mercado financeiro.

Publicidade

Para fazer a afirmação, a Bloomberg aborda dois casos de uso da Inteligência Artificial (AI) no mercado financeiro que estão sendo estudados no meio acadêmico.

O primeiro estudo citado na reportagem foi publicado em abril sob autoria de dois pesquisadores do BC americano, sob o título: “O ChatGPT consegue decifrar os pronunciamentos do FED?”

E a resposta parece ser positiva, já que a AI conseguiu classificar alguns discursos como “dovish” ou “hawkish” com uma precisão muito próxima a de analistas do mercado financeiro. A ferramenta forneceu também uma conclusão escrita justificando a classificação e os possíveis efeitos no mercado.

Já o segundo estudo foi realizado na Universidade da Flórida e também conclui positivamente que a Inteligência Artificial consegue fazer previsões sobre o rumo futuro do preço das ações de empresas negociadas na bolsa de valores com alta precisão.

Publicidade

Essas previsões tomaram como base manchetes publicadas em jornais, que foram interpretadas pelo ChatGPT como positivas ou negativas para as companhias citadas.

AI no mercado financeiro

A aplicação de AI para previsões financeiras já é utilizada por grandes entidades do mercado há anos. Institucionais financeiros de Wall Street, nos EUA e da Faria Lima, no Brasil estão acostumados com o auxílio de robôs na tomada de decisão e execução de ordens de compra e venda.

No mercado de criptomoedas, esta também já é uma prática comum, com relatos de uso de robôs que interpretam tweets do Elon Musk, por exemplo, que interferem diretamente no preço de moedas como a Dogecoin (DOGE).

Essas ferramentas atuais, no entanto, ainda possuem um grau de capacidade e autonomia bastante inferior ao potencial demonstrado pela nova AI. O ChatGPT, inclusive, chamou a atenção dos entusiastas ao responder perguntas sobre criptoativos e também sobre a tecnologia por trás do mercado – embora nem sempre tenha sido bem-sucedido.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
Imagem da matéria: Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto tiveram a quarta semana seguida de saídas, mas o Brasil segue com tendência positiva ao lado de Hong Kong, que se destaca com a estreia de ETFs
Imagem da matéria: Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

A Casa Branca disse que vetaria uma resolução aprovada hoje pela Câmara dos EUA “para impedir a tomada de poder regulatório da SEC”
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

CVM reconhece ativo de blockchain como token de pagamento

Dynasty Global AG recebeu na última semana a classificação do D¥N como um token de pagamento pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).