Imagem da matéria: Bug de alta gravidade é encontrado no software de Ethereum mais utilizado por validadores
Foto: Shutterstock

Go-Ethereum (Geth), o cliente de software mais popular de Ethereum utilizado por 74% de todos os operadores de nó, lançou na manhã desta terça (24) a correção para um bug de alta gravidade que colocava em risco a segurança da blockchain.

De acordo com a breve descrição do problema no GitHub, a falha poderia fazer com que um operador de nó não fosse mais capaz de processar a cadeia do Ethereum.

Publicidade

A origem do problema e seu real impacto na rede ainda não foi divulgado “para dar aos operadores de nós e aos projetos downstream dependentes tempo para atualizar seus nós e software”, disse o líder da equipe do Ethereum, Péter Szilágyi, ao publicar no Github a nova versão v1.10.8 corrigida do Geth.

Ele afirma que todos aqueles que rodam o Geth precisam atualizar o software o mais rápido possível, já que todas as outras versões, inclusive as que suportam o hard fork London, são vulneráveis. O bug, no entanto, é mais antigo e não foi introduzido na última atualização do Ethereum.

A falha foi encontrado na última quarta (18) por Guido Vranken, um desenvolvedor especializado em encontrar vulnerabilidades em códigos abertos. Ele reportou o erro para o programa de Bug Bounty do Ethereum que recompensa usuários que alertam sobre bugs no projeto.

Infura, o principal provedor de infraestrutura do Ethereum utilizado por milhares de projetos para obter dados da blockchain, incluindo exchanges de criptomoedas e carteiras populares como a Metamask, anunciou que estaria pronta para a nova versão do Geth. 

Publicidade

A Binance interrompeu os saques e depósitos de todos os tokens baseados no padrão ERC-20 por duas horas na manhã desta terça (24). A corretora informou que suspendeu os serviços das 6h às 8h da manhã para fazer uma manutenção da carteira da Rede Ethereum (ERC20), mas não revelou se a revisão tinha relação com o bug da Geth.

Bug da Geth já dividiu blockchain do ETH

Pelo fato do Geth ser o cliente de software do Ethereum mais utilizado no mundo, erros no seu código são críticos para o bem-estar da rede. Em novembro do ano passado, a blockchain do ETH se dividiu temporariamente porque um grande número de nodes não atualizaram para uma nova versão do Geth lançada na época que corrigia um bug crítico no código.

A falta de consenso entre os operadores fez a cadeia se dividir em uma versão mais longa e uma versão mais curta. Quando isso acontece normalmente, os nodes aderem à versão mais longa. Mas naquele momento, os nodes que não foram atualizados ficaram com a cadeia maior, processando blocos diferentes e incompatíveis com outras versões da blockchain.

Antes do problema ser resolvido, diversas corretoras e carteiras de Ethereum tiveram seus serviços impactados porque dependiam da infraestrutura do Infura, que estava desatualizado na época.

Talvez você queira ler
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Lei que regula criação de moedas sociais em cidades brasileiras avança na Câmara

PL prevê que as moedas sociais sejam emitidas apenas de forma digital e usem tecnologia blockchain para evitar fraudes
Algoritimos formam rosto em tela de computador

Worldcoin (WLD) sobe 14% na semana em meio à turbulência na OpenAI

Enquanto o drama da saída de Sam Altman da OpenAI se desenrola, a Worldcoin permanece em “stand by”
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações
Sam Bankman-Fried da FTX fando em vídeo

Na prisão, criador da FTX já trocou peixe por corte de cabelo e dividiu cela com ex-presidente de Honduras

Pacote de cavalinha virou moeda de troca nas prisões dos EUA após o tabaco ser proibido