Simulação de rede de dados com logo da Binance
Foto: Shutterstock

A equipe de desenvolvedores da rede BNB Chain anunciou na quarta-feira (12) um novo hard fork previsto para acontecer na próxima semana, dia 19 de julho.

Essa atualização implementa duas mudanças, entre elas o que a equipe chamou de “reconciliação de ativos onchain” — que efetivamente fará a rede toda congelar no caso de ataques ou roubos, para reverter a posse dos ativos roubados.

Publicidade

Conforme descrito no anúncio, a “reconciliação de ativos onchain” (construída no padrão BEP-255) é uma medida que visa trazer mais segurança para a rede contra exploits, hacks, golpes e roubos que ocorrem, principalmente, em protocolos de ponte entre as blockchains, como no caso da Multichain.

Desta forma, após o hard fork, os saldos de criptomoedas de todas as contas serão rastreados em todos os blocos compartilhados e armazenados pela rede de full nodes. Caso haja algum evento “anormal”, onde não seja possível “reconciliar” os fundos, a rede “entrará em pânico, parando de produzir novos blocos”, segundo comunicado.

Efetivamente, nestes casos, a BNB Chain será automaticamente congelada, até que seus controladores possam tomar ações, disse o CoinDesk.

Ataques contra a BNB Chain

A BNB Chain já sofreu com uma série de exploits, como o mais recente na Multichain, que levantam questionamentos sobre a segurança destes serviços e da rede como um todo.

Há cerca de três meses, em abril, a BNB Chain passou por um recente hard fork, também visando melhorar sua segurança.

Publicidade

Hard forks são atualizações agressivas que criam incompatibilidade com versões anteriores e, na BNB Chain, requerem que dois terços de toda a rede de validadores esteja rodando a nova versão para que ela seja implementada com sucesso.

Validadores e operadores de nós rodando versões anteriores perderão a sincronia com a rede principal, sendo efetivamente excluídos do sistema até que atualizem.

O hard fork atual acontecerá na altura de bloco 328.088.888 (19 de julho, às 03h) e recebeu o nome de Zhang Heng, um cientista polímata chinês e estadista que viveu durante a dinastia Han.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

 ABcripto fecha parceria com Lukka para fornecer dados do mercado cripto brasileiro

Lançamento de índices oferecerá dados para investidores, reguladores e o público
simbolo do dolar formado em numeros

Como um título ESG com 19% de retorno foi estruturado em 18 dias | Opinião

Entenda como MB e Jeitto estruturaram uma oferta de R$ 37 milhões em menos de três semanas
Moeda da solana (SOL)

Entenda por que a Solana está investindo pesado em Washington

O Solana Policy Institute quer reformar a reputação obscura do meio DeFi e garantir que o setor permaneça em destaque na mente dos legisladores
Ilustração código do Bitcoin

Nova versão do Bitcoin Core permite blocos maiores na mineração; veja mudanças

Bitcoin Core 29.0 também aprimora integração com Tor para maior privacidade