Simulação de rede de dados com logo da Binance
Foto: Shutterstock

A equipe de desenvolvedores da rede BNB Chain anunciou na quarta-feira (12) um novo hard fork previsto para acontecer na próxima semana, dia 19 de julho.

Essa atualização implementa duas mudanças, entre elas o que a equipe chamou de “reconciliação de ativos onchain” — que efetivamente fará a rede toda congelar no caso de ataques ou roubos, para reverter a posse dos ativos roubados.

Publicidade

Conforme descrito no anúncio, a “reconciliação de ativos onchain” (construída no padrão BEP-255) é uma medida que visa trazer mais segurança para a rede contra exploits, hacks, golpes e roubos que ocorrem, principalmente, em protocolos de ponte entre as blockchains, como no caso da Multichain.

Desta forma, após o hard fork, os saldos de criptomoedas de todas as contas serão rastreados em todos os blocos compartilhados e armazenados pela rede de full nodes. Caso haja algum evento “anormal”, onde não seja possível “reconciliar” os fundos, a rede “entrará em pânico, parando de produzir novos blocos”, segundo comunicado.

Efetivamente, nestes casos, a BNB Chain será automaticamente congelada, até que seus controladores possam tomar ações, disse o CoinDesk.

Ataques contra a BNB Chain

A BNB Chain já sofreu com uma série de exploits, como o mais recente na Multichain, que levantam questionamentos sobre a segurança destes serviços e da rede como um todo.

Há cerca de três meses, em abril, a BNB Chain passou por um recente hard fork, também visando melhorar sua segurança.

Publicidade

Hard forks são atualizações agressivas que criam incompatibilidade com versões anteriores e, na BNB Chain, requerem que dois terços de toda a rede de validadores esteja rodando a nova versão para que ela seja implementada com sucesso.

Validadores e operadores de nós rodando versões anteriores perderão a sincronia com a rede principal, sendo efetivamente excluídos do sistema até que atualizem.

O hard fork atual acontecerá na altura de bloco 328.088.888 (19 de julho, às 03h) e recebeu o nome de Zhang Heng, um cientista polímata chinês e estadista que viveu durante a dinastia Han.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

O evento acontece no sábado (20) em São Paulo; veja como participar
Imagem da matéria: "Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1", diz diretor do Superteam Solana Brasil

“Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1”, diz diretor do Superteam Solana Brasil

Em entrevista ao Portal do Bitcoin, Estevão Rizzo, diretor da Superteam Solana no Brasil, afirma que foco da Solana é “business”
barras de ouro

Tensão entre Irã e Israel faz token lastreado em ouro ser negociado com prêmio de 20%

Comentários de um porta-voz da Paxos indicam que a PAXG pode ser usada também para avaliar o pânico do mercado
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…