Imagem da matéria: Binance abandona criação de unidade no Reino Unido
Foto: Shutterstock

A Binance Markets Limited (BML), subsidiária britânica da maior exchange mundial de criptomoedas, cancelou oficialmente seu registro na Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) do país. A mudança significa que a empresa “não pode mais fornecer atividades e produtos regulamentados” no Reino Unido, segundo o regulador.

De acordo com uma atualização no site da Autoridade de Conduta Financeira, datada de 7 de junho, o registro foi retirado a pedido da empresa, “foi concluído em 30 de maio de 2023 e está refletido no Registro da FCA”.

Publicidade

“Após a conclusão do cancelamento das permissões, a empresa não está mais autorizada pela FCA”, disse o regulador financeiro do Reino Unido. “Nenhuma outra entidade do Grupo Binance possui qualquer forma de autorização ou registro no Reino Unido para conduzir negócios regulamentados no Reino Unido.”

O que é a Binance Markets Limited?

A BML foi lançada em junho de 2020 depois que a Binance adquiriu e rebatizou uma empresa chamada EddieUK, com o CEO da exchange, Changpeng ‘CZ’ Zhao, sendo apontado como “pessoa com controle significativo” sobre a entidade.

Na época, um porta-voz da Binance disse ao Decrypt que a empresa foi adquirida para ajudar a lançar a Binance.UK, uma exchange cripto planejada projetada para atender os consumidores do Reino Unido, semelhante à sua unidade nos EUA, a Binance.US.

Em junho de 2021, a FCA emitiu um alerta ao consumidor sobre a subsidiária da Binance no Reino Unido, embora ela ainda permanecesse inativa.

Publicidade

“A Binance Markets Limited detinha várias permissões da FCA para atividades que nunca realizou ou ofereceu no Reino Unido”, disse um porta-voz da Binance ao Decrypt. “Como é improvável que essas permissões sejam necessárias no futuro, a Binance Markets Limited decidiu que seria prudente cancelá-los conforme as recomendações da FCA para mantê-los atualizados.”

De acordo com a corretora, esta decisão “não tem impacto” na plataforma de negociação global Binance.com, “que não possui ou opera nenhum serviço cripto no Reino Unido e está disponível apenas para consumidores do Reino Unido em uma base de solicitação reversa”.

Binance e reguladores

A notícia chega em meio a desafios regulatórios para a Binance, com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrando com uma ação contra a exchange no início de junho, alegando que ela violou as leis de valores mobiliários dos EUA, e as autoridades francesas investigando a empresa por delitos, incluindo “lavagem de dinheiro agravada.”

Na semana passada, a Binance também anunciou planos de sair de Chipre, com o porta-voz da companhia dizendo ao Decrypt que estava concentrando “esforços em menos entidades regulamentadas na UE”.

Publicidade

Em um desenvolvimento separado, a Binance anunciou o encerramento de suas operações na Holanda após não obter uma licença de provedor de serviços de ativos virtuais (VASP).

No final de maio, Richard Teng se destacou como o novo responsável pelos Mercado Regionais da Binance, graças a sua experiência trabalhando com reguladores. Mas desde que assumiu a posição, inclusive com promessas de se tornar o futuro CEO do grupo, a situação não tem sido vantajosa.

*Traduzido por Vini Barbosa com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

CZ está em “situação positiva” nos EUA, afirma cofundadora da Binance

O julgamento da sentença de Changpeng Zhao está agendado para o próximo dia 30
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Roger Ver em palestra sobre o Bitcoin

“Jesus do Bitcoin”, Roger Ver é preso na Espanha sob acusações de fraude fiscal nos EUA

Fundador do site Bitcoin.com e ‘pai’ do Bitcoin Cash está sendo investigado por fornecer informações falsas sobre bitcoins de duas empresas ao fisco norte-americano