Imagem da matéria: B3 lança plataforma de ativos tokenizados para facilitar captação de recursos por empresas e startups
Foto: Shutterstock

Além de lançar a negociação de contratos futuros de Bitcoin, a operadora da Bolsa de Valores do Brasil, B3, anunciou na terça-feira (16) que está ampliando seus serviços de tecnologia ao disponibilizar uma solução de ativos tokenizados para plataformas de crowdfunding.

Segundo a empresa, o lançamento reforça o compromisso da Bolsa com o crescimento de startups e pequenas e médias empresas, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento da economia, além de intensificar a democratização do mercado de capitais, possibilitando que mais companhias acessem financiamento.

Publicidade

Desenvolvida em parceria com a B3 Digitas, especializada em produtos para ativos digitais, a solução é customizável e poderá atender qualquer plataforma de financiamento coletivo. Participaram do projeto também as empresas de investimentos em startups Kria e EqSeed.

Atualmente, mais de 60 plataformas de crowdfunding reguladas pela CVM realizam captações primárias junto aos investidores, explica a B3. A solução desenvolvida pela Bolsa possibilitará a tokenização dos Contratos de Investimento Coletivo (CICs) e dos ativos emitidos nas plataformas de crowdfunding durante as captações primárias.

Esses tokens poderão ser negociados posteriormente pelas plataformas que utilizam a tecnologia da B3, com liquidação financeira via PIX, controle de titularidade e rastreabilidade das operações, oferecendo aos investidores maior facilidade e segurança na compra e venda de suas participações.

A B3 explica ainda que as plataformas poderão oferecer aos investidores um ambiente personalizado para a negociação subsequente de ativos e não precisarão criar sua própria tecnologia do zero, garantindo a realização das captações primárias e transações subsequentes em um único lugar.

Publicidade

“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label [adaptável às necessidades de cada cliente] ágil e segura, que possibilita ao setor de crowdfunding oferecer um ambiente para que os investidores possam transacionar sua participação em startups e pequenas e médias empresas”, diz Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas.

Já Camila Nasser, cofundadora e CEO do Kria, destaca o avanço na oferta de liquidez: “Desde quando começamos o Kria, em 2014, o maior desafio que encontrávamos com os investidores dizia respeito à liquidez dos ativos”. “Agora estamos dando um passo certeiro para o desenvolvimento de um mercado de investimentos de crowdfunding com maior liquidez, o que trará mais segurança aos investidores e com certeza impulsionará nossas captações, com uma infraestrutura robusta e segura”, diz ela.

Greg Kelly, CEO da EqSeed, por sua vez, diz que “o movimento da B3 comprova a relevância e o potencial do mercado de crowdfunding de investimento” e que a empresa está orgulhosa de fazer parte desse processo.

A B3 ofertará a infraestrutura para tokenização e negociação de ativos e não atuará como contraparte central nem interferirá nas operações feitas, que continuarão sendo gerenciadas pelas plataformas de crowdfunding, assim como o relacionamento com startups, empresas e investidores.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Tether vai descontinuar sua stablecoin lastreada ao euro, EURT

A emissora do USDT deu uma data final para os usuários de EUR₮ resgatarem seus ativos
Imagem da matéria: Pump.Fun remove lives após onda de conteúdos ilícitos de criadores de memecoins

Pump.Fun remove lives após onda de conteúdos ilícitos de criadores de memecoins

A popular plataforma de criação de memecoins Pump.fun desativou o recurso de transmissão ao vivo após uma série de polêmicas
Imagem da matéria: Justin Sun planeja comprar 100 mil bananas após controvérsia sobre leilão de arte

Justin Sun planeja comprar 100 mil bananas após controvérsia sobre leilão de arte

Justin Sun quer comprar as frutas como forma de agradecer ao vendedor que forneceu a banana de 25 centavos usada em uma obra de arte comestível avaliada em R$ 36 milhões
moeda dourada da xrp ripple

XRP e Cardano atingem maior preço em dois anos após fortes valorizações

A valorização das altcoins reflete o otimismo do mercado cripto, impulsionado pela proximidade do Bitcoin com a marca de US$ 100 mil