Em janeiro, o rapper, produtor e designer de moda Kanye West havia compartilhado uma imagem em seu Instagram de uma bilhete escrito à mão que incluía a frase “Não me peça para criar a porra de um NFT”, acrescentando: “Pergunte-me depois”.
Apesar da aparente relutância, agora ele parece ter planos de entrar para o setor de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) com base em solicitações de marcas registradas recém-enviadas.
A empresa de West, a Mascotte Holdings Inc., enviou 17 solicitações ao Escritório de Registro de Patentes e Marcas Registradas dos EUA (ou USPTO) — incluindo menções de possíveis “ativos não fungíveis” e “experiências de metaverso”. Uma solicitação destaca o potencial de “fornecer um mercado on-line para compradores de cripto e colecionáveis, moedas, tokens e ativos digitais”.
Todas as solicitações focam no uso da marca YEEZUS, que é o nome do álbum de 2013 de West, bem como de sua duradoura turnê. Josh Gerben, advogado de direitos de marca e da Gerben Intellectual Property, descobriu e tuitou sobre as solicitações na quarta-feira (1º).
Kanye West has filed 17 new trademark applications around his YEEZUS name.
— Josh Gerben (@JoshGerben) June 1, 2022
The filings indicate an intent to launch YEEZUS-branded amusement parks, NFT’s, toys and more. 👇#KanyeWest pic.twitter.com/bI7RkA1Pk3
As solicitações, enviadas em 27 de maio, também abrangem uma variedade de possíveis produtos fora do setor cripto, incluindo vestuário, videogames, varejistas, parques de diversão, cosméticos e muitas outras coisas.
Leia Também
Infelizmente, as solicitações listam descrições muito básicas de possíveis ofertas de produto e não dão detalhes sobre os tipos de NFTs que West pode desenvolver ou que tipos de experiências de metaverso ele pode apresentar.
Um NFT é um token desenvolvido em blockchain que atua como uma prova de propriedade e é geralmente usado para obras digitais, como ilustrações, imagens de perfil, arquivos de música e itens de videogames. Já o metaverso se refere a uma futura evolução imersiva da internet, onde pessoas usam avatares para socializar, trabalhar e jogar.
Gangsta’s paradise
Se West entrar para a esfera Web 3 com experiências NFT e de metaverso, estará em um setor cada vez mais cheio de outros rappers conhecidos.
Snoop Dogg, por exemplo, já lançou diversos NFTs e realizou colaborações com The Sandbox, um mundo de jogo de metaverso desenvolvido no Ethereum. Ele também afirma ser Cozomo de’ Medici, o anônimo colecionador de caríssimos NFTs.
Já BIG3, a liga profissional de basquete de Ice Cube, possui a propriedade descentralizada do time na forma de participações em NFT, no qual Snoop Dogg e outros grandes nomes do setor NFT (incluindo o empreendedor Gary Vaynerchuk) investiram. Nas é outro rapper do setor que investiu previamente na Coinbase e lançou NFTs musicais via platform Royal.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.