Imagem da matéria: Empresa processa governo dos EUA por desencorajar bitcoin em planos de aposentadoria
(Foto: Shutterstock)

ForUsAll, uma fornecedora de serviços de aposentadoria — ou “401(k)”, em inglês — com mais de US$ 1,7 bilhão de ativos sob gestão, processou o Departamento de Trabalho dos EUA (DOL) por planejar uma investigação de empresas que oferecem opções de investimento com criptomoedas a clientes.

A empresa com sede em São Francisco (EUA) indicou que os reguladores também desincentivaram funcionários a recorrer às criptomoedas em seus planejamentos de aposentadoria.

Publicidade

“Esse processo judicial visa preservar os direitos de investidores americanos em escolher como investir o dinheiro em suas próprias contas de aposentadoria”, diz trecho da ação judicial.

“Submetida sob a APA [Lei de Procedimento Administrativo], esta ação judicial contesta a tentativa arbitrária e caprichosa do DOL em restringir o uso de criptomoedas em planos fixos de contribuição à aposentadoria”.

Em outro comunicado, a ForUsAll alega que a agência federal deve focar em seu processo regulatório antes de emitir tais orientações de forma pública.

“O DOL possui diversos papéis importantes que atendem trabalhadores americanos — mas ‘aspirante a consultor financeiro’ não deveria ser um deles”, afirmou Jeff Schulte, CEO da ForUsAll.

Publicidade

Em junho de 2021, a ForUsAll havia firmado uma parceria com a Coinbase, oferecendo até 5% de poupança de aposentadoria para 50 diferentes criptomoedas. Agora, a empresa atende mais de 80 mil contribuintes entre 500 planos.

A Fidelity também entrou nessa tendência, permitindo que seus clientes diversificassem suas contas de previdência com até 20% em bitcoin (BTC).

Conforme cripto e planos de previdência continuam a surgir, o DOL se juntou a diversos políticos, como a senadora Elizabeth Warren, para alertar e reprimir a tendência.

Repressão ao mercado cripto

O DOL publicou suas primeiras orientações contra a incorporação de criptomoedas a planos previdenciários em março de 2022.

As orientações alertam sobre os riscos de acrescentar cripto a esquemas de investimento de aposentadoria, citando fraudes, roubo e a falta de regulamentação para esses ativos.

Publicidade

Outros problemas destacados eram a natureza volátil das criptomoedas, dificuldades na contabilidade, preocupações com a valorização e impactos econômicos.

O órgão acrescentou que uma investigação seria realizada para analisar empresas que oferecem contas de aposentadoria com exposição a criptomoedas:

“Com base nessas e outras preocupações, a EBSA [Administração de Segurança a Benefícios de Empregados] espera realizar um programa investigativo voltado para planos que ofereçam investimentos aos participantes em criptomoedas e produtos relacionados”.

No entanto, o DOL não quer banir criptomoedas nos planos de aposentadoria, relembrou Ali Khawar, secretário-assistente da EBSA em entrevista ao Wall Street Journal em maio.

“Não considero essas orientações como algo definitivo”, explicou. “É focado neste estágio de desenvolvimento.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin em meio a codigos de computador

Devs do Bitcoin Core chegam a consenso e aumentarão limite do OP_RETURN; entenda

A versão do Bitcoin Core 30.0 será lançada em outubro com aumento de 80 bytes para quase 4 MB para o OP_RETURN
Imagem da matéria: Brasil tem 3ª maior adoção do cartão da Avalanche e rede amplia foco no país

Brasil tem 3ª maior adoção do cartão da Avalanche e rede amplia foco no país

Comunidade aberta a testar novas tecnologias faz a Avalanche ver o Brasil como “essencial” para o futuro da rede
Imagem da matéria: MP de Haddad não trará novo imposto sobre criptomoedas, mas tributação atual pode mudar

MP de Haddad não trará novo imposto sobre criptomoedas, mas tributação atual pode mudar

Ideia de taxar operações de stablecoins perdeu força e governo irá focar em estabelecer alíquota fixa de 17,5% para aplicações financeiras em geral
Imagem da matéria: MB anuncia dolarização com taxa zero e lança renda passiva com dólar digital

MB anuncia dolarização com taxa zero e lança renda passiva com dólar digital

Movimentação do MB acontece no momento em que nova regra do IOF entra em vigor, aumentando para 3,5% as operações tradicionais