Imagem da matéria: Justiça obriga Binance a rastrear hackers que roubaram US$ 2,6 milhões dentro da plataforma
Foto: Shutterstock

A Suprema Corte do Reino Unido emitiu uma ordem na sexta-feira (13) que obriga a Binance a identificar e congelar a conta de hackers responsáveis por um desvio de US$ 2,6 milhões que aconteceu dentro da plataforma em 6 de junho.

De acordo com a Reuters, um juiz acatou o pedido da empresa de inteligência artificial Fetch.ai, que alega que suas criptomoedas foram roubadas direto da conta da corretora e revendidas por um preço “significativamente menor” na hora seguinte ao ataque.

Publicidade

O advogado que representa a Fetch.ai, Syedur Rahman, disse que a exchange avisou sobre a atividade incomum daquele dia e foi capaz de congelar parte dos ativos. 

A empresa agora deverá provar que sua conta foi hackeada antes de solicitar uma ordem de recuperação e retirar os fundos.

“Precisamos dissipar o mito de que criptomoedas são anônimas. A realidade é que, com as regras e aplicativos corretos, elas podem ser monitoradas, rastreadas e recuperadas”, disse Rahman à Reuters.

Binance vs Reino Unido

Um porta-voz da exchange, que hoje é a maior do mundo em volume de negociações, disse que a plataforma vai cumprir com a ordem da Suprema Corte e ajudar na recuperação dos ativos:

Publicidade

“A Binance congela rotineiramente as contas que são identificadas com atividades suspeitas de acordo com nossas políticas de segurança e compromisso de garantir que os usuários estejam protegidos”.

Embora a ordem não envolva diretamente uma atuação indevida da exchange, o caso acentua a tensão que já existe entre a plataforma e os reguladores de diferentes países, principalmente do Reino Unido. 

No final de junho, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) proibiu a Binance Markets Limited (BML) de atuar na região por não possuir o registro que se tornou obrigatório desde o início do ano. As autoridades também ordenaram que a exchange parasse de anunciar e coletar dados de usuários do Reino Unido.

Além dos reguladores, outras instituições financeiras também tornaram a operação da Binance mais complicada na região, deixando de processar pagamentos para a plataforma. Já grandes bancos como Santander, Barclays e HSBC passaram a impedir que seus clientes transferissem dinheiro para a corretora, seguindo as recomendações da FCA.

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Imagem da matéria: Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Nesta edição será debatido o impacto do Real Digital (DREX) no mercado financeiro, o andamento dos testes e perspectivas para o futuro
Imagem da matéria: Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Uma década após uma tentativa inicial de dar suporte para pagamentos em Bitcoin, a Stripe agora enxerga um futuro impulsionado por stablecoins
Imagem da matéria: FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

A FTX vai leiloar o restante de seus tokens Solana bloqueados na esperança de obter um preço melhor