A primeira plataforma brasileira de crédito garantido por criptomoedas foi lançada nesta segunda-feira (16). Batizada de Rispar, o objetivo é lançar no país o acesso a crédito em reais assegurado pelo bitcoin.
Conforme comunicado enviado à imprensa, os clientes que tiverem a criptomoeda podem conseguir empréstimo rápido, com baixas taxas, deixando seus ativos sob custódia da plataforma para receberem créditos em reais. O cadastro pode ser feito diretamente no site da plataforma, além de ser possível fazer uma simulação para calcular o empréstimo.
Rafael Izidoro, CEO da Rispar, explica a missão de alcançar o público investidor de bitcoin no Brasil:
“Ao usarmos o bitcoin como garantia, conseguimos manter as taxas de juros baixas, ao mesmo tempo que aumentamos a velocidade na concessão do crédito, concluindo toda etapa de crédito em até 48 horas”, disse na nota Rafael Izidoro, o CEO da empresa.
Além dissso, diz, a ideia é atender a uma parcela de investidores que, diferentemente dos empréstimos com garantia tradicionais, necessita de velocidade no acesso ao capital e também não está disposta a arcar com as altas taxas do empréstimo pessoal.
Leia Também
A maioria desses investidores é de “millennials”, ou seja, jovens entre 24 e 39 anos, que compõem a maior parcela dos investidores em criptoativos no país, de acordo com levantamento interno feito pela QR Capital.
Todo correspondente bancário é regulado pelo Banco Central (BC), a Rispar, ao oferecer serviços de concessão de crédito se encaixa nessa categoria de empresa. Além disso, a plataforma atua em conjunto com instituições financeiras também reguladas pelo BC e segue as mais rígidas normas de compliance, diz o comunicado.
A Rispar segue um modelo já conhecido no exterior. Empresas como a BlockFi atuam em vários países oferecendo crédito tanto em dólar quanto em criptomoedas, com opções de rendimentos, poupanças de criptoativos e outros produtos. A nova empresa brasileira, é a primeira a oferecer empréstimo em reais, o que protege o investidor do risco cambial de pedir um empréstimo em dólar.
A fintech conta com uma rede de parceiros importantes como a QR Capital, holding do setor de criptoativos e blockchain, que atua como sócia e investidora; e a BitGo, a maior empresa de custódia de criptoativos do mundo, responsável pela segurança dos bitcoins utilizados como garantia dos empréstimos.
No Rispar, o cliente poderá solicitar um empréstimo dentro do limite mínimo de R$ 500 e máximo de R$ 300 mil, de acordo com o LTV selecionado – e escolher o número de parcelas e dia de vencimento. Depois de preencher os dados bancários, a assinatura do contrato é feita por código de verificação e, a partir daí, a solicitação de empréstimo é encaminhada.
Além disso, para receber o crédito não é necessário vender o criptoativo, ou seja, é uma plataforma destinada para os investidores que acreditam em uma valorização a longo prazo e não desejam se desfazer de seus bitcoins.