Imagem da matéria: Maior cervejaria do mundo vai colocar produção da cevada em blockchain
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A maior cervejaria do mundo, o grupo belga Anheuser-Busch InBev (AB InBev), empresa-mãe da Ambev, vai rastrear toda a produção de cevada através de uma solução blockchain. Para isso, a empresa já lançou um projeto-piloto de rastreamento da matéria prima em parceria com duas entidades do ramo de tecnologia, Fujitsu e SettleMint.

“AB InBev vai usar a tecnologia blockchain para dar total transparência e rastreabilidade em sua cadeia de fornecimento de cevada, do consumidor até a fazenda”, disse a empresa comunicado à imprensa.

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Por enquanto, o projeto será aplicado no fornecimento de cevada na França e também na Bélgica. É lá que fica a sede do conglomerado detentor de marcas como Budweiser, Stella Artois e Corona. A primeira marca a fazer parte dos testes é a cerveja Leffe.

Desta forma, em breve os consumidores do produto poderão descobrir onde a cevada foi cultivada, digitalizando um código QR na embalagem.

Blockchain e sustentabilidade

Conforme explicou Pieter Bruylan, vice-presidente da Anheuser-Busch InBev para a Europa, pela primeira vez nas operações europeias o consumidor final vai contar com uma rede de fornecimento totalmente transparente.

“Ao conectar os participantes de toda a cadeia de abastecimento de cerveja — desde fazendeiros, cooperativas de malte, cervejarias, armazéns e transportadoras — a uma plataforma segura e descentralizada, podemos aumentar a rastreabilidade e reunir dados que vão  nos ajudar no cultivo dos melhores ingredientes de forma sustentável”, disse Bruylan.

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Para o presidente-executivo SettleMint, Matthew Van Niekerk, a solução está em consonância com a atual situação pandêmica no mundo onde a necessidade de mais transparência está evidente.

“A Covid-19 demonstrou uma necessidade clara de sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos mais resilientes e o blockchain oferece isso”, disse o executivo.

Niekerk acredita que oferecer transparência aos consumidores não é apenas uma garantia de qualidade, mas também aumenta a confiança na marca.

Yves de Beauregard, chefe de incubação global da Fujitsu, observou que os consumidores estão mais do que nunca exigindo transparência para tomar decisão acerca de certos produtos.

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“A Fujitsu está na vanguarda da tecnologia de rastreamento e tem o prazer de colaborar com a AB InBev nesta iniciativa pioneira, que usará tecnologia de ponta para ajudar a garantir ao exigente consumidor de cerveja informações sobre a procedência dos ingredientes usados ​​em suas cervejas favoritas, concluiu.

Blockchain na Anheuser-Busch InBev

Com sede em Lovaina, na Bélgica, não é de hoje que AB InBev trabalha em soluções blockchain. Em 2018, o grupo lançou sua primeira campanha publicitária através do aplicativo de marketing móvel ‘Kiip’, que usa a tecnologia blockchain do Ethereum para registrar e rastrear dados.

Na ocasião, a empresa disse que a parceria teve como objetivo o foco em inovações que tornem as partes essenciais da marca mais relevante para os consumidores, promovendo transparência dentro da cadeia de fornecimento de anúncios para dispositivos móveis.

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