presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, desejou na terça-feira (31) um feliz aniversário ao white paper do Bitcoin, usando o Dia das Bruxas para cutucar a industria cripto de modo geral.

Em um post no X, o líder do órgão regulador também disse às empresas cripto que cumprissem as leis de valores mobiliários.

Publicidade

Há 15 anos, Satoshi Nakamoto publicava o whitepaper do Bitcoin, “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”. O documento, lançado em 31 de outubro de 2008, elaborava um plano para que qualquer pessoa pudesse fazer pagamentos “sem passar por uma instituição financeira”.

Leia também: White paper do Bitcoin completa 15 anos; veja como o documento visionário mudou o mundo

Gensler escreveu: “se Satoshi Nakamoto se vestisse como Satoshi Nakamoto no Halloween, seria possível saber?”

Ele acrescentou: “Feliz 15º aniversário do famoso white paper de Satoshi que deu início às criptomoedas. Todas as empresas cripto que estão enganando os investidores devem começar a tratá-los para que cumpram as leis de valores mobiliários.”

Sob a supervisão de Gensler, a SEC reprimiu o setor de ativos digitais como nunca antes, processando as principais empresas cripto, como a Binance, a Coinbase e a Kraken.

Leia também: “Fraudes, abusos e má conduta”: regulador dos EUA detona o mercado das criptomoedas

A maior queixa do órgão regulador com o setor é que muitas empresas estão vendendo criptomoedas e tokens que, supostamente, são títulos não registrados.

Publicidade

Mas os figurões das criptomoedas e os legisladores criticaram Gensler por não ter sido suficientemente claro com as regras. Eles argumentam que ele regulamentou por meio da coerção e está conduzindo a inovação para o mercado externo.

Em contrapartida, Gensler respondeu dizendo que as regras já são suficientemente claras. “Isso se chama regulamentação de títulos e, portanto, existem regulamentações de transparência para quando alguém tenta arrecadar dinheiro do público”, disse o presidente da SEC aos legisladores em março.

Ele também argumentou que nos EUA “não precisamos de mais moeda digital” e que o setor é “construído com base na não conformidade”.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB anuncia parceria com MANTRA para tokenizar mais de US$ 200 milhões em ativos nos mercados globais

MB anuncia parceria com MANTRA para tokenizar mais de US$ 200 milhões em ativos nos mercados globais

A união entre a maior plataforma de ativos digitais da América Latina e a blockchain Layer 1 visa impulsionar a inovação financeira globalmente
Imagem da matéria: Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun "dentro de uma semana"

Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun “dentro de uma semana”

Raydium anunciou que lançará na próxima semana sua nova plataforma de lançamento de tokens flexível, chamada LaunchLab
Imagem da matéria: Ações da Coinbase atingem mínima de 7 meses enquanto mineradoras de Bitcoin despencam em meio à guerra comercial de Trump

Ações da Coinbase atingem mínima de 7 meses enquanto mineradoras de Bitcoin despencam em meio à guerra comercial de Trump

Mercado acionário dos EUA continuou despencando em resposta aos recentes anúncios de tarifas do presidente Donald Trump
Senado, EUA, Projeto de Lei, Elizabeth Warren, bitcoin, criptomoedas, sanções, Rússia, Ucrânia, carteira cripto

Manhã Cripto: Elizabeth Warren chama projeto de lei sobre stablecoins de “golpe” de Trump e Musk

Senadora fez a crítica sobre o projeto de finanças descentralizadas de Trump, chamado World Liberty Financial, que está lançando stablecoin