Imagem da matéria: Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun "dentro de uma semana"
(Imagem: Raydium)

A exchange descentralizada na Solana, Raydium, anunciou que lançará na próxima semana sua nova plataforma de lançamento de tokens flexível, chamada LaunchLab, visando resolver pontos problemáticos que usuários têm enfrentado em sua futura concorrente, a Pump.fun.

A nova plataforma permitirá que os usuários ajustem a curva de bonding e a tokenomics de um token, mas ainda oferecerá uma opção padronizada e fácil de usar.

Publicidade

Anteriormente, a Raydium operava apenas como um market maker automatizado e uma exchange descentralizada na rede Solana. Já a Pump.fun cresceu rapidamente e se tornou o launchpad mais popular devido à sua experiência rápida e simples.

Quando os tokens atingiam um determinado valor de mercado na Pump.fun, eles “se formavam” e migravam para a Raydium, permitindo uma negociação mais ampla e livre. No entanto, na semana passada, a Pump.fun se separou da Raydium e começou a graduar tokens para sua própria exchange descentralizada, a PumpSwap.

Tom, líder pseudônimo da equipe da Raydium, disse ao site Decrypt que teve um “pressentimento” de que a Pump.fun faria esse movimento e, por isso, vinha se preparando “há alguns meses” com a criação da plataforma concorrente LaunchLab.

“O programa que temos agora oferece muita flexibilidade para criadores de tokens,” explicou Tom. “A grande maioria da emissão de ativos no futuro acontecerá na Solana, e queremos que a Raydium desempenhe um papel central nisso.”

Publicidade

A LaunchLab permitirá que os usuários ajustem uma ampla gama de parâmetros para o lançamento de seus tokens. Isso inclui fornecimento total de tokens, cronogramas de vesting, escolha de pools de liquidez, e diferentes formas de manipular a curva de bonding — usada para gerar liquidez antes do token ser amplamente distribuído.

Na verdade, a Raydium está até considerando permitir que os usuários arrastem manualmente a curva de bonding nos eixos X e Y, afetando diversos fatores do token. Tom diz que isso mostraria o poder da ferramenta, mas ainda não sabe se esse recurso estará disponível desde o início.

Isso é um contraste marcante com a Pump.fun, que só permite mudanças estéticas nos tokens, mantendo a mesma tokenomics e curva de bonding para todos. Essa simplicidade tem sido uma vantagem para a plataforma, pois os traders sabem exatamente o que estão comprando.

Mas a Raydium acredita que está na hora de evoluir.

“Conversamos com centenas de equipes este ano, especialmente do setor de tokens de IA, que inicialmente lançaram seus tokens na Pump.fun e depois perceberam que não tinham financiamento suficiente para alcançar seus objetivos,” explicou Tom. “Então, acho que as pessoas vão ver a flexibilidade da LaunchLab como um benefício líquido, embora possa levar algum tempo para se concretizar.”

Publicidade

A Pump.fun tem visto uma onda de projetos de IA endossando ou criando tokens na plataforma como forma de financiar o desenvolvimento. No entanto, um ponto comum de reclamação é a falta de controle que a equipe tem sobre o token.

Isso pode resultar em uma “energia tremenda” que é “difícil de sustentar” devido à falta de capital, disse anteriormente à Decrypt o criador do projeto AI With Daddy Issues, Ooli.

Tom disse que, apesar do aumento da popularidade da Pump.fun, ainda há “atrito considerável” para projetos que desejam criar tokens personalizados. No último ano, a equipe da Raydium tem ajudado diversos projetos que queriam lançar tokens que não se encaixavam na abordagem simplificada da Pump.fun, o que ajudou a motivar a criação de um launchpad mais complexo para atender a essa demanda.

Apesar da flexibilidade opcional no processo de criação de tokens da LaunchLab, a plataforma ainda buscará oferecer uma experiência amigável ao usuário. A interface será parecida com a da Pump.fun e incluirá uma opção padrão de token para quem não quiser ajustar os parâmetros.

“Gostaria de ver as equipes se beneficiando da flexibilidade do programa. Acho que alguns lançamentos fortes já serão suficientes para mostrar isso,” disse Tom ao Decrypt. “Quero ver os usuários ganhando dinheiro e os tokens valorizando de maneira sustentável, o que levará a mais migrações e negociações dentro da Solana.”

Publicidade

A LaunchLab fará parte de um conjunto mais amplo de produtos da Raydium, sendo a ferramenta de lançamento de tokens a primeira a ser lançada. Atualmente, a equipe está decidindo quais recursos lançar de imediato e quais deixar para depois. Tom também disse que a Raydium está em conversas com terceiros para implementar a LaunchLab em seus próprios produtos, além de considerar uma funcionalidade de “liquidez inicial” semelhante a um modelo de pré-venda.

“Acho que todo produto tem uma fase inicial que é: você lança, joga algo na parede e vê o que cola,” disse ele. “E se não colar muita coisa, você pega de volta, reorganiza e joga de novo.”

Tom disse ao Decrypt que está pronto para lançar a LaunchLab já na quarta-feira, mas está aguardando para refletir melhor sobre como causar o maior impacto. Acrescentou que ela será lançada “dentro da próxima semana”.

“Mas posso dizer que as taxas serão menores e a ideia é que a LaunchLab seja algo positivo a longo prazo para o ecossistema,” completou.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Manhã Cripto: Bitcoin sobe para US$ 93,7 mil com expectativas de corte de juros dos EUA

Enquanto isso, Donald Trump continua com seu discurso duro contra a China
Imagem da matéria: CEO promete queimar o próprio dinheiro após sua criptomoeda cair 90%

CEO promete queimar o próprio dinheiro após sua criptomoeda cair 90%

John Patrick Mullin, cofundador e CEO da Mantra, afirma que queimará seus tokens OM após o crash do ativo no domingo
Imagem da matéria: MB debate tokenização e futuro dos criptoativos no Web Summit Rio 2025

MB debate tokenização e futuro dos criptoativos no Web Summit Rio 2025

CEO do MB, participa do painel “Cryptopia” e de debate com a aceleradora global Plug & Play, que tem foco em soluções Web3 e DeFi
logo da memecoin TRUMP com os termos Fight Fight Fight

Memecoin de Trump dispara 45% após presidente marcar jantar com detentores

A memecoin oficial de Trump chegou a disparar 66% após anúncio de jantar exclusivo para os maiores holders