presidente da SEC Gary Gensler - flicker
Gary Gensler, atual presidente da SEC nos EUA Foto: Third Way Think Tank/Flickr

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, desejou na terça-feira (31) um feliz aniversário ao white paper do Bitcoin, usando o Dia das Bruxas para cutucar a industria cripto de modo geral.

Em um post no X, o líder do órgão regulador também disse às empresas cripto que cumprissem as leis de valores mobiliários.

Publicidade

Há 15 anos, Satoshi Nakamoto publicava o whitepaper do Bitcoin, “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”. O documento, lançado em 31 de outubro de 2008, elaborava um plano para que qualquer pessoa pudesse fazer pagamentos “sem passar por uma instituição financeira”.

Leia também: White paper do Bitcoin completa 15 anos; veja como o documento visionário mudou o mundo

Gensler escreveu: “se Satoshi Nakamoto se vestisse como Satoshi Nakamoto no Halloween, seria possível saber?”

Ele acrescentou: “Feliz 15º aniversário do famoso white paper de Satoshi que deu início às criptomoedas. Todas as empresas cripto que estão enganando os investidores devem começar a tratá-los para que cumpram as leis de valores mobiliários.”

Sob a supervisão de Gensler, a SEC reprimiu o setor de ativos digitais como nunca antes, processando as principais empresas cripto, como a Binance, a Coinbase e a Kraken.

Leia também: “Fraudes, abusos e má conduta”: regulador dos EUA detona o mercado das criptomoedas

A maior queixa do órgão regulador com o setor é que muitas empresas estão vendendo criptomoedas e tokens que, supostamente, são títulos não registrados.

Publicidade

Mas os figurões das criptomoedas e os legisladores criticaram Gensler por não ter sido suficientemente claro com as regras. Eles argumentam que ele regulamentou por meio da coerção e está conduzindo a inovação para o mercado externo.

Em contrapartida, Gensler respondeu dizendo que as regras já são suficientemente claras. “Isso se chama regulamentação de títulos e, portanto, existem regulamentações de transparência para quando alguém tenta arrecadar dinheiro do público”, disse o presidente da SEC aos legisladores em março.

Ele também argumentou que nos EUA “não precisamos de mais moeda digital” e que o setor é “construído com base na não conformidade”.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Descentralização é o futuro, mas vem com custos mais altos, afirma especialista

Descentralização é o futuro, mas vem com custos mais altos, afirma especialista

O executivo Leo Kahn destacou no Ethereum Rio 2024 que apesar dos custos, indústria cripto deve incentivar ao máximo a descentralização
Imagem da matéria: Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Se a SEC aprovar os pedidos de ETF de Ethereum nesta quinta-feira, enviará um sinal positivo que pode levar o ativo a disparar, assim como ocorreu com o Bitcoin em janeiro
Imagem da matéria: Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

A big tech revelou o Copilot+ PC “projetado para IA” que recorda tudo o que é exibido na tela do seu computador
Imagem da matéria: Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

A Sbaraini, que operava criptomoedas, parou de pagar seus clientes após uma operação da Polícia Federal apontar para um esquema de lavagem de dinheiro dentro da empresa