Imagem da matéria: PayPal ganha registro para vender criptomoedas no Reino Unido
(Foto: Shutterstock)

A empresa de pagamentos PayPal obteve na terça-feira (31) um registro junto à Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) para atuar como provedora de serviços de criptomoedas, conforme confirmado no site oficial da FCA.

O registro da “Paypal UK Limited” agora permite que a empresa ofereça serviços e produtos relacionados a criptomoedas aos usuários britânicos.

Publicidade

Antes de oferecer tais serviços no Reino Unido, as empresas devem primeiro obter aprovação, alinhando-se com as regulamentações da FCA contra a lavagem de dinheiro. O registro do PayPal ocorre alguns meses após a empresa interromper temporariamente as compras de criptomoedas para clientes britânicos, citando “novos requisitos regulatórios”.

O regime de registro de criptomoedas entrou em vigor em 2020, com a introdução da Quinta Diretiva de Combate à Lavagem de Dinheiro (AMLD5). Isso significa que as empresas que desejam operar na ilha devem notificar a FCA e ser aprovadas pela autoridade financeira.

Com essa nova inclusão no registro iniciado em 2020, o PayPal também adquire a capacidade de validar seus materiais promocionais relacionados a criptomoedas, cumprindo os mais recentes padrões de marketing.

As novas regras impedem que entidades não registradas convidem cidadãos britânicos a investir em criptomoedas, uma regra que também se aplica a produtos financeiros tradicionais. Além disso, qualquer material de marketing deve ser aprovado pela FCA, independentemente do status de registro da empresa.

Publicidade

O não cumprimento das novas regras acarreta em penalidades rigorosas. Por conta disso, a Binance deixou de captar clientes na região em outubro. Pouco tempo depois, o líder da corretora no Reino Unido, Jonathan Farnell, pediu demissão.

“Qualquer pessoa que continue promovendo criptoativos para clientes do Reino Unido após o prazo de outubro, sem cumprir as regras, pode estar cometendo uma infração criminal sujeita a uma multa ilimitada e/ou até 2 anos de prisão”, diz um comunicado da FCA em setembro.

PayPal e criptomoedas

Foi um ano movimentado para as ambições de criptomoedas do PayPal, com a notícia mais notável sendo o lançamento de uma stablecoin nativa, vinculada ao dólar.

O PayPal USD, como é chamada a stablecoin, funciona na rede do Ethereum e supostamente é respaldada por títulos de curto prazo, depósitos em dólares e equivalentes em dinheiro.

Publicidade

Leia também: Entenda como a nova stablecoin do PayPal pode impactar o mercado de criptomoedas

Antes disso, a gigante dos pagamentos anunciou em maio que os usuários poderiam transferir criptomoedas compradas na plataforma para carteiras de terceiros, bem como um serviço de checkout específico para criptomoedas para comerciantes em março.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
homem segura moedas de Bitcoin, Ethereum e Dogecoin

Ethereum, Dogecoin e Bitcoin Cash se beneficiam de mega alta do Bitcoin

Bitcoin não é a única criptomoeda em alta hoje — mercado em alta puxa várias moedas para cima
Imagem da matéria: Standard Chartered prevê qual preço o Bitcoin vai bater em 2024

Standard Chartered prevê qual preço o Bitcoin vai bater em 2024

O banco multinacional britânico voltou à sua posição de alta em relação ao Bitcoin à medida que mais sinais se tornam verdes
Andrea Zanon posa para foto

Ex-consultor de Bill Clinton e do Banco Mundial é preso por formar pirâmide de criptomoedas

Andrea Zanon é acusado de operar a pirâmide Nimbus, que deixou prejuízo de mais R$ 600 milhões em centenas de investidores
Imagem da matéria: O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin está prestes a entrar em um ciclo de alta? Veja o que dizem os especialistas

O Bitcoin atingiu US$ 39 mil na sexta-feira. Será que só há espaço para crescimento a partir de agora?