Imagem da matéria: Ex-funcionário do governo da China pega prisão perpétua por se envolver com mineração de criptomoedas
Foto: Shutterstock

A China condenou um ex-funcionário do governo à prisão perpétua por envolvimento em atividades corruptas, incluindo relação a mineração de criptomoedas – proibidas no país – segundo informou um tribunal chinês nesta terça-feira (22).

Yi Xiao, um ex-funcionário da província de Jiangxi, no sudeste do país, foi acusado de abusar de seu poder para facilitar atividades de mineração de criptomoedas no país.

Publicidade

Leia também: Como os chineses driblam a censura do governo para negociar criptomoedas na Binance

O julgamento, que ocorreu em Hangzhou, uma cidade na província de Zhejiang, no leste da China, concluiu que, de 2008 a 2021, Xiao se aproveitou de seus cargos para ilegalmente aceitar mais de 125 milhões de yuans (US$ 17,1 milhões) em subornos.

Além disso, quando Xiao atuou como secretário do partido na cidade de Fuzhou, de 2017 a 2021, ele ajudou empresas envolvidas com mineração de criptomoedas, “resultando em perdas significativas para a propriedade pública, interesses nacionais e populares”, disse o tribunal.

Como resultado, Xiao foi condenado à prisão perpétua, privado dos direitos políticos pelo resto da vida e teve todos os bens pessoais confiscados.

China x criptomoedas

Depois de muitas idas e vindas sobre liberar ou não as criptomoedas no país, a China definiu em setembro de 2021 proibir completamente qualquer transação utilizando moedas virtuais no país.

Publicidade

No mesmo ano, mas em maio, o governo já havia reprimido a mineração de criptomoedas, decisão que na época teve bastante impacto no mercado como um todo e no preço do Bitcoin (BTC), que caiu forte já que o país tinha a maior rede mineradora do mundo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Chainlink se une ao piloto do Drex em consórcio com Banco Inter e Microsoft

Chainlink se une ao piloto do Drex em consórcio com Banco Inter e Microsoft

A Chainlink vai utilizar sua tecnologia para gerar interoperabilidade entre o Drex e um banco central estrangeiro
Logo da Novadax

Site da corretora de criptomoedas Novadax sai do ar: “Estamos com instabilidade”

A empresa diz que está trabalhando para normalizar as operações para o domínio .com.br e pede para clientes acessarem o domínio .com.
Vitalik Buterin participa do podcast em mandarim dAAAb

Criador do Ethereum faz criptomoeda disparar 350% após investimento

Vitalik Buterin comprou ANON, token nativo de um aplicativo que permite que usuários com pelo menos 20.000 tokens façam postagens anônimas no Farcaster
Chill Guy art from Phillip Banks

Chill Guy: meme do TikTok está rendendo milhões a traders de criptomoedas

Só um cara tranquilo? O token que viralizou no TikTok não está mostrando nenhuma tranquilidade, disparando para uma capitalização de mercado de US$ 500 milhões