Imagem da matéria: Arbitrum vai lançar token próprio ARB; veja como participar do airdrop
Foto: Shutterstock

A Arbitrum está finalmente se descentralizando para as mãos da comunidade.

A popular solução de escalabilidade do Ethereum anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de seu token nativo ARB, se unindo a outros projetos de segunda camada que já possuem seus próprios tokens, como a Optimism.

Publicidade

O token de governança permitirá que os detentores votem e proponham qualquer alteração que queiram executar na rede Arbitrum. O projeto é uma solução otimista de rollup, que move a atividade para fora da rede principal do Ethereum para reduzir os custos de gas. 

De acordo com os dados do L2 Beat, a Arbitrum é a maior solução de segunda camada do mercado, representando mais de 55% da atividade desse segmento em termos de quanto dinheiro movimenta.

Embora a Offchain Labs, equipe de desenvolvimento por trás da Arbitrum, tenha anunciado hoje o airdrop do token, a distribuição não começará por mais uma semana.

Enquanto isso, os usuários terão a capacidade de nomear delegados para ajudar a orientar a direção do projeto. Semelhante à democracia representativa, detentores de token que podem ter interesse em um projeto cripto, mas talvez não o tempo ou a perspicácia técnica para melhorar verdadeiramente um protocolo, podem dar seu poder de voto a outro indivíduo.

Quem vai receber o airdrop?

Os usuários que adotaram o Arbitrum no começo do projeto, determinados por um critério de elegibilidade interno, serão elegíveis para receber o novo token ARB, disse o cofundador e CEO da Offchain Labs, Steven Goldfeder.

Publicidade

O usuário que deseja checar se é elegível a receber o airdrop de token ARB precisa apenas conectar sua carteira no site oficial da Arbitrum (arbitrum.foundation) clicando aqui.

Alguns dos critérios levados em consideração para a elegibilidade incluem já ter usado a bridge da Arbitrum e o número de transações na segunda camada ao longo do tempo, bem como a frequência das transações e seus valores.

“Trabalhamos em estreita colaboração com Nansen e meticulosamente, por muitos, muitos meses para decidir os critérios para o usuário receber o airdrop”, disse Goldfeder.

Os endereços individuais de usuários desfrutarão de 11,5% de todo o fornecimento de token, com outros 1,1% indo para outros projetos construídos na Arbitrum.

Publicidade

“Não estamos apenas dando aos usuários da Arbitrum uma opinião sobre a governança, como também estamos dando voz a DAOs e projetos construídos na Arbitrum”, acrescentou Goldfeder.

O valor total bloqueado (TVL), ou a quantidade de dinheiro que circula em um projeto específico, é apenas uma das métricas que a equipe usou, mas Goldfeder insistiu que a elegibilidade foi muito ampla para incluir o maior número possível de projetos.

“Tentamos não exagerar em uma métrica”, disse ele. “Para projetos de jogos ou projetos sociais, o TVL não é a métrica que eles usam.”

Uma nova fase da Arbitrum 

Antes de hoje, a Offchain Labs era a única entidade encarregada de fazer alterações ou ajustes na tecnologia de escalabilidade da Arbitrum.

Agora, porém, ao lado do lançamento do token, Goldfeder e sua equipe estarão dando esses controles à comunidade.

“Haverá uma DAO e a comunidade que decidirá o futuro da rede e o futuro da tecnologia”, disse Goldfeder. “Ainda haverá a Offchain e outros que desenvolverão a tecnologia, mas, em última análise, será a direção da DAO.”

Publicidade

É importante ressaltar que isso não representa uma migração para o código totalmente aberto. Em vez disso, disse Goldfeder, é um meio termo, dando à comunidade o regime de licenciamento para conceder a outras equipes de desenvolvedores.

“A comunidade terá a capacidade de decidir o futuro da tecnologia e como ela deseja licenciá-la”, disse ele ao Decrypt. “Uma coisa que está clara é que no ecossistema da Arbitrum, o melhor interesse da comunidade e de todos, é ser aberto e livre para uso e modificação. Eu acho que isso estimulará muita inovação.”

  * Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Primeiro dia da Satsconf mostra cases de uso e ambiente otimista com Bitcoin 

Primeiro dia da Satsconf mostra cases de uso e ambiente otimista com Bitcoin 

Evento Bitcoiner traz diversidade de assuntos em diferentes palcos
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin ultrapassam US$ 100 bilhões em ativos pela 1ª vez

Atualmente, 5% da capitalização total de mercado do Bitcoin está alocada em ETFs
Imagem da matéria: Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Howard Lutnick é um grande defensor do Bitcoin e sua empresa, Cantor Fitzgerald, é a principal custodiante da Tether
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

Stablecoins devem ser reguladas porque impactam política monetária, afirma executivo do BC

Consultor do Banco Central prevê debates mais aprofundados sobre stablecoins e tokenização em 2025 e 2026