A partir de quinta-feira (19), os clientes do Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, terão acesso à stablecoin USDC emitida na rede Stellar, que oferece transações mais baratas quando comparada à blockchain Ethereum.
É a primeira vez que o Mercado Bitcoin suporta um mesmo ativo em múltiplas redes, beneficiando seus clientes, que poderão escolher sua rede preferida. Antes, a USDC estava disponível somente na rede Ethereum, onde qualquer operação feita recentemente – seja compra, tomada de empréstimos, remessas ou emissão de ativos – dificilmente sai por menos de US$ 10, podendo disparar conforme a demanda e o volume das transações na blockchain.
Ao utilizar a rede da Stellar, os custos de transação são reduzidos para, em média, $0,0002 e a validação das transações é realizada entre 1 e 6 segundos, a tornando praticamente 50 mil vezes menos custosa e 60 vezes mais rápida, se comparada à sua versão na rede Ethereum.
Porto seguro
“O USDC é uma stablecoin baseada em um ativo real, o dólar americano, com lastro um para um. Isso facilita sua utilização para fins de proteção cambial e “porto seguro” durante tempos de alta volatilidade”, ressalta Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.
Leia Também
Desde 2014, a rede Stellar oferece transações seguras e baratas. No primeiro trimestre de 2022, já processou, em média, US$ 8,6 milhões por dia em pagamentos. Atualmente, também tem sido uma das redes mais escolhidas para pagamentos, tokenização e emissão de ativos reais.
“O USDC na Stellar oferece aos clientes do Mercado Bitcoin tanto uma valiosa interoperabilidade como um dólar digital verdadeiramente sem fronteiras”, disse Denelle Dixon, CEO da Stellar Development Foundation.
“À medida que continuamos nossa missão de criar acesso equitativo ao sistema financeiro global, essa integração é um importante passo, mutuamente benéfico. O Mercado Bitcoin é uma das maiores exchanges de ativos digitais do hemisfério sul, com potencial para trazer volume e liquidez significativos para a rede Stellar”, complementa.
Até o final de 2022, a rede lançará novos contratos inteligentes que irão permitir a criação de inúmeras aplicações, o que aumentará ainda mais a possibilidade de uso da USDC dentro da Stellar.