Bit Digital, empresa de mineração de bitcoin com sede em Nova York e listada na Nasdaq (BTBT), anunciou na terça-feira (13) que deve concluir a migração de suas mineradoras com base na China para a América do Norte até o início do terceiro trimestre. resultado das repressões do governo chinês ao setor. Com a mudança, a empresa prevê que mais de 70% de suas operações vão estar alocadas nos Estados Unidos e região.
No comunicado, a Bit Digital afirma que 70,8% de sua frota de mineradoras já está em trânsito ou em operação na América do Norte desde o último dia 30 devido às mudanças regulatórias na China.
“Após o recente anúncio da decisão do governo chinês de banir a mineração de bitcoin, a empresa suspendeu imediatamente suas operações de mineração restantes na China”, escreveu a companhia, que opera 32.500 mineradoras — em sua maioria dos modelos Whatsminer M21S, da MicroBT e Antminer S17 +, da Bitmain — a uma taxa de 1,92 EH/s (exahashes).
Contudo, a empresa disse também que a mudança em sua totalidade já era parte dos planos desde o ano passado. “Dessa forma, aceleramos ainda mais nossa estratégia de migração para a América do Norte que estava em andamento desde outubro de 2020”, disse a entidade, afirmando que interrompeu as operações na China no dia 21 de junho. A Bit Digital revelou ainda que já extraiu mais de 3.000 BTCs, de suas oprações nos EUA, Canadá e até então, China.
Leia Também
Proibição da mineração de Bitcoin na China
O governo da China fechou mineradoras de bitcoin e pediu ajuda de bancos para combater o setor. A investidas contra os mineradores de criptomoedas vêm ocorrendo ao longo de 2021, desde os primeiros indícios em fevereiro, quando a Mongólia Interior começou a trabalhar pelo fechamento de instalações na região e conseguiu tornar a atividade ilegal.
Outras províncias chinesas seguiram os mesmos passos , dentre elas, Qinghai, Yunnan e Xinjiang. No início de junho, autoridades de Ya’an, em Sichuan, província onde foram realizados testes-pilotos do yuan digital, ordenou que as empresas de energia cortassem a eletricidade de fazendas de mineração de Bitcoin em toda sua região.
Nesta semana, Anhui foi a sexta província da China a reprimir a mineração de Bitcoin. O jornalista chinês, Colin Wu, que acompanha as investidas chinesas contra o setor e as divulga no Twitter, disse que mais duas províncias — Henan e Gansu — podem ser as próximas a banir os mineradores.