Imagem da matéria: Youtubers brasileiros com milhões de seguidores turbinaram esquema da DD Corporation
Canal “Nem Eu Sabia”, de Gleison Nunes, que fez vídeo convidando a se cadastrar na DD Corporation. (Foto: Reprodução/YouTube)

Enquanto alguns youtubers sofrem punições do YouTube por conteúdo sobre bitcoin, outros que usam a criptomoeda para divulgar esquemas fraudulentos passam ilesos pelo filtro da plataforma.

O Portal do Bitcoin encontrou dois exemplos de canais de grande porte que fizeram propaganda para da Dreams Diggers (que mudou de nome para DD Corporation e agora virou E-Volve). Juntos, ambos contam com 1,985 milhão de seguidores.

Publicidade

Chefiada por Leonardo Araújo, a DD Corporation é investigada pelo Ministério Público da Bahia por suspeita de prática de pirâmide financeira. Ela fechou as portas em dezembro de 2019, deixando milhares de pessoas sem receber. A própria empresa estimava ter 300 mil clientes.

Propaganda e link para cadastro

Com 565 mil inscritos, o canal “Manual da Sabrina” tem um vídeo, datado de junho de 2019, no qual incentiva seus seguidores a conhecer a então Dreams Digger.

Na descrição do vídeo há ainda um link que mandava diretamente para a área de cadastros da plataforma. Com a saída do ar da DD Corporation, no entanto, o link agora redireciona para a página da DD Education, que continua ativa.

Em seu canal, Sabrina se descreve como empreendedora digital e oferece cursos sobre como ganhar dinheiro na internet.

Youtubers que somam quase 2 milhões de seguidores turbinaram esquema da DD Corporation
Reprodução do canal “Manual da Sabrina”, que também fez propaganda da DD Corporation. (Foto: Reprodução/YouTube)

Situação semelhante é a do canal “Nem Eu Sabia”, que é ainda maior – tem 1,42 milhão de inscritos – e tem Gleison Nunes como responsável.

Publicidade

O canal é focado em curiosidades em geral. E entre elas, também em um vídeo de junho de 2019, havia um chamado para investir em bitcoin – mais precisamente com a Dreams Digger.

A exemplo do Manual da Sabrina, o vídeo no Nem Eu Sabia também trazia em sua descrição um link para cadastro na finada plataforma da empresa, que redireciona para a DD Education.

Procurado pela reportagem, Nunes afirmou que fez uma parceria com a empresa para a produção de dois vídeos. Ele também disse que não sabia das denúncias envolvendo a DD Corporation e removeu o conteúdo do canal ‘Nem Eu Sabia’.

O canal Manual da Sabrina também foi procurado, mas não retornou até o fechamento deste texto.

‘Youtuber ostentação’ da DD

A DD Corporation também aproveita canais de afiliados e líderes, mesmo com número bem menor de seguidores, para disseminar seu negócio.

Publicidade

Um deles é Gabriel Rodrigues, responsável pelo canal Gabriel Rodrigues MMN no YouTube e que conta com 49,6 mil inscritos. Até novembro do ano passado, o jovem de 19 anos vinha captando possíveis clientes para a DD Corporation sob a promessa de altos rendimentos.

A propaganda é reforçada pelo alto padrão de vida ostentado por Rodrigues. Entre os vídeos, há um em que ele aparece dirigindo carros de luxo, como Porsche e BMW. Em outra cena, o divulgador da DD é filmado numa cobertura com piscina.

Também estão entre os elementos ostentados por Rodrigues viagens que fez a locais como Dubai (Emirados Árabes Unidos), Paris (França) e Berlim (Alemanha).

Jovem que captou clientes para DD Corporation ostenta vida de luxo nas redes sociais
Gabriel Rodrigues esbanja sua vida de ostentação e riqueza nas redes sociais
(Foto: Instagram/Reprodução)

Blitz do YouTube contra criptos

Próximo do Natal de 2019, diversos canais de YouTube no mundo todo relataram problemas com a plataforma, com strikes sucessivos e exclusão de vídeos.

À época, de acordo com a CCN, a ação da plataforma estaria relacionada com os esforços do Google – a quem pertence o YouTube – no que se refere à entrada no setor financeiro. A “operação” seria, então, uma espécie de ataque preventivo.

Publicidade

Na última segunda-feira (27), o Canal Dinheiro, mantido por Marcos Eduardo Rui Costa e que também aborda o universo cripto, foi apagado pelo YouTube. Ele reativou uma outra conta que mantinha para dar continuidade ao canal, mas admite que corre risco de uma nova punição.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logo do Pix sob bandeira do Brasil

Pix: Um catalisador para o futuro das finanças descentralizadas no Brasil? | Opinião

Para o autor, o Pix, combinado com os princípios das finanças descentralizadas e conceitos de dinheiro programável, poderia abrir caminho para uma nova era de inovação financeira
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin