Imagem da matéria: Braiscompany: Vítimas fazem abaixo-assinado pedindo que polícia argentina prenda líderes foragidos
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

No início desta semana, surgiu na internet um abaixo-assinado pedindo a cooperação das autoridades argentinas para a captura e extradição do casal que comandava a pirâmide financeira Braiscompany, Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos.

“Queridos hermanos, através deste instrumento buscamos colaboração na captura de um casal fugitivo que se refugia na Argentina”, diz o pedido criado pelo advogado especializado em criptoativos Artêmio Picanço.

Publicidade

No início deste mês, um ex-funcionário da Braiscompany que havia sido preso em junho em Puerto Iguazú, na região da fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, foi extraditado da Argentina para o Brasil. E é justamente na Argentina que os investidores da Braiscompany acreditam que Antônio e Fabrícia estão escondidos.

Leia também: PF indicia sócios da Braiscompany e aponta fuga para Argentina com passaporte de parentes: “Organização criminosa”

Para atrair assinantes, Picanço diz na descrição do pedido que “eles foram responsáveis ​​por uma fraude financeira multimilionária no Brasil e merecem responder pelos seus crimes. Atualmente estão na lista vermelha da Interpol e, aparentemente, estão localizados em San Isidro, no bairro de Buenos Aires”.

O texto aponta que a petição é uma forma de alcançar justiça e “combater a impunidade que atualmente assola todos os prejudicados por essas pessoas que destruíram a vida de inúmeras famílias ao redor do mundo”.

Até a manhã desta quarta-feira (20) o abaixo-assinado tinha 1.993 assinaturas, sendo a próxima meta definida em 2.500. Além disso, já existem dezenas de comentários de pessoas se dizendo lesadas pelo golpe ou por outras pirâmides e que agora pedem por justiça.

Publicidade

Ex-funcionário extraditado

Há algumas semanas um dos ex-funcionários da Braiscompany foi extraditado da Argentina para o Brasil após ter sido preso em junho em Puerto Iguazú, na região da fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná.

A Justiça não informou o nome de quem seria transferido, mas na ocasião foram três ex-funcionários da empresa presos em Puerto Iguazú: Victor Hugo Learth, Arthur Barbosa e Sabrina Lima. Como Arthur e Sabrina estão detidos no Brasil, Victor Hugo deve ter sido o provável alvo da extradição.

As prisões dos envolvidos com a pirâmide foram parte da Operação Halving, iniciada pela Polícia Federal em fevereiro deste ano.

O caso Braiscompany

A Braiscompany era uma empresa que prometia retornos fixos aos seus clientes por meio do suposto investimento em criptomoedas. O esquema pedia que a pessoa comprasse valores em Bitcoin e os enviasse para uma wallet da empresa.

Publicidade

Em dezembro do ano passado, a Braiscompany parou de pagar os clientes. Em fevereiro deste ano, a pirâmide ruiu: o Ministério Público Federal abriu um processo penal contra Neto Ais e Fabrícia Campos e a Justiça autorizou pedidos de prisão preventiva. O casal, no entanto, fugiu.

Segundo a PF, nos últimos quatro anos, foram movimentados cerca de R$ 1,5 bilhão em criptomoedas vinculadas aos sócios da Braiscompany.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da Braiscompany em Campina Grande PB- Portal do Bitcoin

Justiça irá leiloar imóveis de operador financeiro da pirâmide Braiscompany

Imóveis são de  Joel Ferreira de Souza, que segundo o MPF auxiliava a Braiscompany a trocar criptomoedas por dinheiro fiduciário
Imagem da matéria: Kamala e cripto? Como os possíveis substitutos de Biden se sentem em relação ao Bitcoin

Kamala e cripto? Como os possíveis substitutos de Biden se sentem em relação ao Bitcoin

Democratas que estão na corrida para assumir a chapa representam uma ampla gama de posições sobre criptomoedas
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

MB e Ascensus Group lançam parceria com oferta de Renda Fixa Digital

A integradora de Comércio Exterior já tokenizou R$ 64 milhões com o MB
Imagem da matéria: As maneiras mais loucas que os jogadores estão usando para ganhar mais no Hamster Kombat

As maneiras mais loucas que os jogadores estão usando para ganhar mais no Hamster Kombat

De pistolas de massagem a máquinas de costura, os jogadores estão pensando em maneiras malucas e criativas de otimizar seus toques no Hamster Kombat