Imagem da matéria: Vitalik Buterin critica prisão de dev do Tornado Cash: "Realmente lamentável"
Vitalik Buterin, criador da rede Ethereum, em 2014 (Foto: Flickr)

Em um bate-papo ao lado da lareira na quinta-feira (23), o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, ignorou completamente uma pergunta que indagava se ele se importava com a perspectiva de aprovação de fundos negociados em bolsa (ETF) de ETH nos EUA. Mas ele respondeu a uma pergunta secundária sobre privacidade, especificamente em relação à recente condenação de um desenvolvedor do protocolo Ethereum.

A figura de destaque das criptomoedas disse que o fato de o desenvolvedor do Tornado Cash, Alexey Pertsev, ter sido condenado a 64 meses de prisão foi “realmente lamentável” e continuou a apoiar ferramentas cripto centradas na privacidade, incentivando as pessoas a desenvolverem soluções de “última geração”.

Publicidade

“O caso de Alexei é definitivamente muito lamentável”, disse Buterin na DappCon em Berlim. “Acho que muitas pessoas têm presumido […] que apenas criar software é algo aceitável e é uma forma totalmente legal e legítima de lutar pela privacidade.”

Mas essa suposição não resistiu ao estado de direito nesse caso específico, depois que um tribunal holandês decidiu que o desenvolvedor era culpado pelo crime de lavagem de dinheiro devido ao uso do software que ele codificou. E isso deve ser particularmente preocupante para Roman Storm, o cofundador do Tornado Cash que aguarda julgamento nos EUA por acusações semelhantes de lavagem de dinheiro.

O Tornado Cash e outros misturadores de criptomoedas ocultam para onde o dinheiro está sendo enviado. Os defensores da privacidade enfatizam que eles são importantes para as pessoas comuns, mas temos visto um escrutínio regulatório substancial em relação ao seu uso por grupos criminosos que buscam lavar fundos ilícitos — como a organização de hackers patrocinada pelo estado norte-coreano, Lazarus Group.

Como resultado, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro proibiu os norte-americanos de usar a plataforma em 2022, e os desenvolvedores foram processados por seu papel no desenvolvimento do protocolo autônomo.

Publicidade

“É definitivamente muito, muito triste, e espero que, com o julgamento de Roman nos EUA, tenhamos alguma definição positiva sobre isso.” disse Buterin, antes de aplaudir os esforços contínuos para manter a privacidade no setor.

“A privacidade é importante”, disse ele. “Acho que a disposição do ecossistema de se unir em torno de coisas como Railgun e 0xbow, e abordagens semelhantes de última geração, mostra a sinceridade das pessoas em fornecer privacidade para as pessoas comuns — e não, você sabe, para o Kremlin ou quem quer que seja.”

Anteriormente, Buterin defendia opções de privacidade que geram uma prova de conhecimento zero, que verifica se um usuário não está usando um endereço criminoso. Isso é chamado de Pool de Privacidade, e tanto o Railgun quanto o 0xbow utilizam esse sistema. 

“Eu realmente apoio as pessoas que trabalham com essas coisas”, explicou Buterin. “Espero que as coisas sigam em uma boa direção dentro do ecossistema. E você sabe, também espero que os governos vejam o valor disso.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin voltam a ter entradas líquidas com fluxo de US$ 101 milhões

ETFs de Bitcoin tiveram dois dias de saídas e voltaram a ter fluxo positivo com uma retomada do ânimo do mercado após dados de inflação nos EUA
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock supera 300 mil BTC sob gestão

ETF de Bitcoin da BlackRock supera 300 mil BTC sob gestão

Na semana passada, o ETF de Bitcoin da BlackRock já havia superado o da Grayscale e se tornado o maior do mercado em ativos sob gestão
Imagem da matéria: IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

IA e mineração de Bitcoin vão obrigar rede elétrica do Texas a crescer mais que o previsto

CEO da ERCOT, que controla a rede elétrica do Texas, disse que nos próximos seis anos a capacidade do estado vai precisar praticamente dobrar
Pilha com varias moedas de Ethereum

MB lança campanha comemorativa de 11 anos com ‘cakeback’ e oferece chance de ganhar dois ETH

Os incentivos serão válidos para clientes antigos e novos entrantes da plataforma; campanha seguirá ativa por todo o mês de junho de 2024