Hacker mexendo em notebook com bandeira da Coreia do Norte no fundo
Shutterstock

Autoridades de segurança nacional dos governos dos EUA, Coreia do Sul e Japão se reuniram no sábado (9) na capital sul-coreana, Seul, para discutirem sobre os roubos de criptomoedas por atores norte-coreanos. Para as entidades, a Coreia do Norte se esforça nessas ações ilícitas em favor de seus programas nucleares e armas de destruição em massa.

De acordo com o comunicado da Casa Branca, participaram da reunião o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan; o Conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Cho Tae-Yong; e o Conselheiro de Segurança Nacional do Japão, Takeo Akiba.

Publicidade

Segundo a publicação, os conselheiros analisaram o progresso numa vasta gama de ações, incluindo a recente iniciativa da Casa Branca, Commitment to Consult (Compromisso de Consulta), onde líderes do Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos se comprometeram a consultas trilaterais.

O Commitment to Consult prevê o compartilhamento de dados de defesa para mitigar ataques norte-coreanos ilícitos que visam criar receita com roubos de criptomoedas. “Coordenar as nossas respostas aos desafios, provocações e ameaças regionais que afetam os nossos interesses e segurança coletivos”, ressalta a Casa Branca.

Durante a reunião trilateral, as autoridades também discutiram o relacionamento da Coreia do Norte com a Rússia, que tem sido aprofundado, e concordaram em trabalhar em estreita coordenação para combater os seus efeitos desestabilizadores.

Roubo de criptomoedas pela Coreia do Norte

O roubo de bilhões de dólares de vários projetos da indústria das criptomoedas realizados pela Coreia do Norte atraiu a atenção de várias entidades governamentais, comenta o Coindesk, relembrando as alegações do governo dos EUA de que várias das ações ilícitas foram cometidas pelo Lazarus Group.

Publicidade

O Lazarus Group, que é uma entidade de hackers ligada à Coreia do Norte, roubou mais de US$ 600 milhões da Ronin, uma  sidechain Ethereum usada pelo jogo de NFT, Axie Infinity. Também pesa sobre o grupo um hack de US$ 100 milhões do Harmony Protocol.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA já sancionou vários serviços de mixer de criptomoedas usados pelos hackers norte-coreanos para movimentar fundos roubados.

Na semana passada, acrescenta o Coindesk, o OFAC adicionou dois endereços de criptomoedas vinculados ao mixer Sinbad, assim como fizeram conjuntamente entidades policiais de vários países.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Donald Trump quer lançar sua 4ª coleção de NFTs

Donald Trump quer lançar sua 4ª coleção de NFTs

Embora a figura do ex-presidente esteja mais em evidência do que nunca, o desempenho dos NFTs de Trump tem sido historicamente inconsistente
Imagem da matéria: Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Um projeto na Aldeia Gamir, na Floresta Amazônica, tem como objetivo promover a alfabetização digital de indígenas da etnia Paiter-Suruí
jogo hamster kombat em tela de celular

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta sexta (19)

Procurando o combo diário e o código cifrado de sexta-feira, 19 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Imagem da matéria: Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox serão pagos antes de agosto, diz Kraken

Mais de uma década depois de perder 850.000 bitcoins, os credores da Mt. Gox poderão ser pagos já na próxima semana, de acordo com a Kraken