Moeda de bitcoin semicoberta por bandeira nacional do Uruguai
Foto: Shutterstock

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, assinou no último dia 5 de setembro a proposta de um projeto de lei que regula o setor de criptomoedas no país e que torna o Banco Central do Uruguai (BCU) a entidade reguladora do novo mercado. O documento deu entrada no Parlamento uruguaio na última quarta-feira (07).

Se aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, a PL do executivo, ainda sem um nome, irá criar uma nova categoria de empresas específicas para o setor de criptomoedas, bem como alterar a lei orgânica do BCU para que os prestadores de serviços do país fiquem sob supervisão da Superintendência de Serviços Financeiros (SSF).

Publicidade

“O Banco [Central do Uruguai] exercerá a regulação e fiscalização das entidades que integram o sistema financeiro, qualquer que seja a sua natureza jurídica e se têm ou não status de pessoa jurídica”, diz um trecho do texto, também disponível no site Scribd.

No Brasil, o projeto de lei que regulamenta as criptomoedas segue aguardando votação pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Projeto do Uruguai sobre criptomoedas

O texto do projeto uruguaio, criado pelo Ministério da Economia local, descreve o conceito de criptomoedas como “representação virtual de valor ou direitos contratuais que podem ser armazenados, transferidos e negociados eletronicamente por meio de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) ou tecnologias similares”.

Ele dá também o conceito também a corretoras cripto, stablecoins, e descreve como são negociados os ativos, o câmbio com moeda fiduciária, entre outros, e como seguir as normas do Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi) para prevenção da lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Além disso, o texto visa alterar as leis que regem o mercado de capitais, dando aos novo tipo de ativo o conceito de “valores mobiliários descentralizados”, que só podem ser emitidos por uma entidade registrada que cumpra os requisitos estabelecidos por lei e regulamento.

Publicidade

Criptomoedas no Uruguai

Em agosto de 2021, o senador uruguaio Juan Sartori, do Partido Nacional, já havia apresentado um projeto de lei que visava regular o bitcoin e todo o mercado de criptomoedas no país. Ao falar sobre a proposta, ele disse que o Uruguai queria ser pioneiro no mundo a estabelecer o uso legítimo, legal e seguro nos negócios relacionados à produção e comercialização de moedas virtuais.

O projeto de lei, contudo, ainda não obteve sucesso, comenta o site Coindesk, ressaltando  que também no ano passado, no mês de outubro, o BCU começou a trabalhar em um plano de trabalho para estabelecer as bases para a regulamentação de ativos digitais e empresas que oferecem esses serviços.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Close na mão de candidato preenche gabarito com lápis preto

Novo concurso do BNDES pede conhecimento em criptomoedas e blockchain; Salário é de R$ 20,9 mil

São 900 vagas para vários cargos, incluindo cadastro de reserva e cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste domingo (21)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste domingo (21)

Procurando o combo diário e o código cifrado de domingo, 21 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Jamie DImon, CEO do JP Morgan

Crítico do Bitcoin, CEO do JP Morgan é cotado por Trump para assumir Tesouro dos EUA

Dimon poderia ser o Secretário do Tesouro ideal, de acordo com o candidato presidencial republicano Donald Trump
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank Cripto expande funcionalidade de alerta de preços de criptomoedas

É possível ativar o recebimento de alertas a partir de variações de preço de 3%, 6% ou 9% – sempre dentro de um período de 24 horas