Esse é o primeiro caso criminal na Rússia relacionado à venda de bitcoins. Três homens foram presos por gerar US$ 9 milhões em vendas de Bitcoin nos últimos anos.
Venda de Bitcoin na Rússia
Na semana passada, a polícia russa prendeu três homens por negociação ilegal de 500 milhões de rublos em bitcoin, ou cerca de US $ 9 milhões da criptomoeda. A prisão marca o primeiro caso criminal contra as vendas de bitcoin na Rússia, informou o jornal comercial Vedomosti em 1 de setembro.
Ao mesmo tempo que o governo russo quer mostrar que o uso de criptomoedas para a lavagem de dinheiro não será tolerado, o outro lado quer dar boas vindas para o bitcoin e sua tecnologia, tentando não ficar para trás no avanço da economia mundial.
De acordo com a assessora de imprensa do Ministério dos Assuntos Internos, Irina Volk, os três réus incorreram ilegalmente em lavar dinheiro e estão sendo acusados de “Fraude Bancária”. Seus nomes foram ocultos. As prisões foram feitas na cidade de Kostroma.
Eles vieram à tona depois que os investigadores encontraram uma quantidade incomum de atividade em contas bancárias, decorrentes de 300 cartões bancários. O dinheiro estava sendo transferido para diferentes contas de familiares, acreditam os promotores.
No passado, os tribunais russos bloquearam as exchanges de bitcoins e os sites onde as pessoas poderiam transferi-lo em rublos, mas nunca levaram ninguém a acusações criminais por fazê-lo. A Rússia certamente tem um problema com a lavagem de dinheiro e onde as autoridades acreditam que pode reprimir as atividades, eles fazem.