A Tether, empresa do grupo iFinex e emissora da stablecoin USDT, afirmou na sexta-feira (4) em uma publicação em seu blog, que obteve vitória em uma ação coletiva movida por investidores dos EUA. De acordo com a empresa, o Tribunal Distrital Sul de Nova York rejeitou a ação sem dar mérito a acusações dos autores sobre um suposto falso lastro de dólar para o ativo.
Na época, os investidores Matthew Anderson e Shawn Dolifka alegaram que a Tether e a Bitfinex não mantinham o USDT lastreado por reservas em dólar na proporção 1:1, mas sim por uma mistura de ativos.
“O tribunal decidiu corretamente que a reclamação dos autores não apresentava alegações plausíveis de prejuízo, pois não incluía, de forma alguma, fatos que mostrassem que a USDT teve um valor real diminuído”, comentou a Tether na nota, também reproduzida no blog da Bitfinex.
Ao compartilhar o artigo no Twitter, o CTO da Tether e da Bitfinex, Paolo Ardoino, também expressou sua satisfação com a decisão. “É uma boa sexta-feira”, escreveu.
It's a good Friday.#Tether and @Bitfinex Win Comprehensive Legal Victory as U.S. District Court Dismisses Class Action Lawsuit
— Paolo Ardoino 🍐 (@paoloardoino) August 4, 2023
The Court correctly held that plaintiffs’ complaint lacked any “plausible allegations of injury” because it includes no facts showing that “USDT had a…
Ação contra Tether
Na ação coletiva, contudo, os autores se ampararam em um processo da mesma época, onde a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) acusou as empresas de omissões das reservas de dólar para a stablecoin USDT. Anderson e Dolifka então alegaram práticas “imorais, antiéticas, opressivas e inescrupulosas” por parte das entidades.
Leia Também
Quando soube da ação coletiva, a Tether disse que “a avareza descarada, para a qual esse processo é um exemplo clássico, nunca será digna de pagamento de um satoshi em um acordo”. Disse também que iria “discutir e dispensar agressivamente em âmbito judicial” com a acusação e, em seguida, obter indenização dos autores.
Vale lembrar que a Tether e exchange de criptomoedas Bitfinex são de propriedade da mesma empresa, a iFinex.
Governo dos EUA processou Tether e Bitfinex
Acerca do processo da CFTC contra a Tether e a Bitfinex, o órgão americano considerou inclusive uma multa de US$ 41 milhões por supostas declarações falsas e omissão de fatos relevantes sobre a stablecoin USDT. As alegações da CFTC, portanto, iam de encontro às afirmações das empresas de que o USDT era 100% lastreado em moedas fiduciárias, incluindo dólares e euros.
Mas, conforme investigou a agência na época, houve um período que as empresas mentiram quando disseram que havia uma reserva em dólares que garantiria a liquidez de todos os USDT do mercado, quando isso estava longe de ser verdade.
“Como foi descoberto, a Tether possuía reserva fiduciária para cobrir apenas 27,6% dos seus stablecoins em uma análise feita entre 2016 e 2018”, disse na ocasião, a CFTC.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo