O Projeto Comprova, um trabalho colaborativo entre jornalistas de mais de 40 veículos de comunicação brasileiros que verifica informações falsas na internet, desmascarou recentemente um site que se passou pelo portal de notícias Globo.com para inventar uma entrevista com Fernando Haddad sobre criptomoedas e que, portanto, se trata de uma peça de desinformação.
Como se trata de um possível golpe de investimentos, o site pede dados de cartão de crédito, além de pedir ao leitor que acesse uma plataforma de investimentos que usa inteligência artificial. Mesmo que sejam parecidos com os originais, os sites vinculados a essa fake news são falsos.
“Não é verdade que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha feito propaganda de uma plataforma que usa inteligência artificial para investir em criptomoedas, ou que tenha sido processado pelo ‘Banco Nacional do Brasil’. A informação foi publicada em um site falso, que reproduz o portal de notícias Globo.com”, diz o comunicado do Comprova.
Haddad não está ganhando dinheiro de forma fácil
Conforme apurou a equipe, o conteúdo com tal afirmação simula uma página do site Globo.com e usa imagem real de quando Haddad, atual Ministro da Fazenda, deu entrevista para a CNN Brasil em março deste ano.
O site investigado exibe o título “Por que as palavras de Fernando Haddad ameaçam a segurança financeira de todo o Brasil? Ele foi processado pelo Banco Nacional do Brasil por causa dessas palavras!”.
O texto usado como peça de desinformação cita uma suposta conversa com a Globo, mas o conteúdo é todo inventado. Como mostra a lista de instituições habilitadas a operar no mercado de câmbio do Banco do Brasil, reitera a equipe, não existe um “Banco Nacional do Brasil”.
Leia Também
“No texto, Haddad fala que está ganhando dinheiro de forma fácil em uma plataforma que utiliza inteligência artificial para negociar criptomoedas. No entanto, essa afirmação nunca foi dita. Na entrevista original, Haddad fala sobre meta fiscal, dívidas estaduais, Imposto de Renda e outros assuntos”, explica a equipe.
Procurado para comentar o assunto, o Ministério da Fazenda afirmou se tratar de “um texto completamente falso”. A jornalista Raquel Landim, ex-apresentadora do programa CNN 360 que entrevistou o ministro, reforçou:
“Esse assunto nunca apareceu na entrevista, nunca tinha visto esse conteúdo e lamento muito que o nome do ministro e o meu e um material jornalístico estejam sendo utilizados para enganar pessoas”.
Site pede depósito
A página com o conteúdo falso leva para um site que, em poucos cliques, pede os dados do cartão de crédito para que o usuário faça um depósito em dinheiro, o que pode ser um indicativo de golpe. Este site difere do endereço oficial utilizado pela plataforma de investimentos em criptomoedas citada na entrevista falsa, “tanto na URL, quanto no conteúdo e design”, diz o Comprova.
No Globo.com original, explica, é possível ver um cabeçalho com menu interativo. Já o site falsificado usa apenas uma imagem estática e simples do painel inicial do veículo de comunicação.
Segundo o comunicado, além de ficar disponível na internet, o conteúdo falso e perigoso também foi propagado via LinkedIn e WhatsApp.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.