Imagem da matéria: Seria burrice o governo proibir o bitcoin, diz reguladora da SEC
Foto: Shutterstock

O governo dos EUA algum dia tentará banir o Bitcoin? Certamente poderia tentar, mas fazer isso seria “tolice”, de acordo com a reguladora da SEC, Hester Peirce.

Durante um painel de discussão virtual do MarketWatch, “How to Invest in Crypto“, a famosa advogada amiga do Bitcoin – carinhosamente também conhecida como “Crypto Mom” ​​entre os entusiastas – reiterou sua crença de que os EUA permanecem atrás do resto do mundo quando trata da regulamentação de ativos digitais.

Publicidade

Mas Peirce acrescentou que, com a chegada do novo presidente da SEC, Gary Gensler, que entende do mercado cripto, espera-se que as coisas sigam na direção certa.

“Acho que já passamos desse ponto [de banir o Bitcoin nos EUA] porque você teria que fechar a internet”, disse Peirce. “Não vejo como você poderia bani-lo. Você certamente poderia fazer um esforço. Seria muito difícil impedir as pessoas de fazer isso [negociar Bitcoin] ”, disse ela. “Portanto, acho que seria uma tolice o governo tentar fazer isso.”

A ideia de banir o Bitcoin e as criptomoedas (ou seja, tornar ilegal manter esses ativos) não é uma perspectiva irrealista, de acordo com alguns. O investidor bilionário e fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, por exemplo, disse várias vezes que é provável que o governo proíba a transação da criptomoeda.

Um consultor financeiro britânico abriu neste ano uma petição pedindo ao governo do Reino Unido que torne as transações de criptomoedas ilegais. E a Índia é um país que atualmente se prepara para impedir que seus cidadãos tenham até mesmo ativos digitais descentralizados.

Publicidade

Embora, como Peirce disse, na realidade isso seria muito difícil: a tecnologia provavelmente ultrapassará as tentativas do governo de limitar o uso de Bitcoin, uma vez que as pessoas sempre serão capazes de baixar o software de carteira Bitcoin, executar um node e fazer transações contanto que tenham acesso à internet. O que pode ser mais provável, no curto a médio prazo, são regulamentações mais claras do Bitcoin.

Peirce acrescentou que o governo dos Estados Unidos estava “atrasado” no que diz respeito à regulamentação do mercado cripto. “Já vimos outros países adotarem, eu diria, uma abordagem mais produtiva”, disse ela. “Nós realmente precisamos mudar isso.

“E estou otimista com a chegada de um novo presidente com um conhecimento profundo desses mercados, algo que poderíamos fazer juntos – construir uma boa estrutura regulatória.”

Peirce tem razão: a regulamentação nos Estados Unidos é complexa, com diferentes órgãos governamentais assumindo posições diferentes sobre Bitcoin e outras criptomoedas. Nesta semana, dois figurões do setor bancário – o CEO do Goldman Sachs, David Solomon, e o chefe do JPMorgan Jamie Dimon – pediram regras mais bem definidas.

Publicidade

Durante a entrevista, Peirce também disse que não sabia quando um ETF de Bitcoin estaria disponível nos EUA. Esse produto permitiria aos investidores nos Estados Unidos comprar ações que acompanham o preço do Bitcoin – isto é, investir no Bitcoin sem a necessidade de comprar e armazenar a própria criptomoeda.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo