A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) ainda está buscando evidências de que a Binance teria um meio de controlar os fundos administrados pela Binance U.S, braço norte-americano da corretora que é uma entidade completamente independente — pelo menos no papel. As informações são do jornal The Wall Street Journal.
Em junho deste ano, a SEC abriu um processo contra a Binance, Binance U.S e o dono de ambas, o sino-canadense Changpeng “CZ” Zhao. Sobre o braço americano da corretora, a SEC argumentou que apesar das declarações de total independência, a Binance global “controlava secretamente as operações da plataforma Binance.US nos bastidores”.
A agência ainda afirmou na denúncia que CZ e Binance exercem o controle completo dos ativos dos clientes das plataformas, “permitindo que eles misturem os ativos dos clientes ou desviem os ativos dos clientes como bem entenderem, inclusive para uma entidade de propriedade e controlada pela Zhao chamada Sigma Chain”.
Na semana passada, a Binance e CZ se declararam culpados de violar as leis de combate à lavagem de dinheiro e infringir sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos.
Binance U.S tenta reverter processo
Agora, a Binance U.S tenta encerrar o processo da SEC contra a sua operação. O advogado da empresa, Matthew Laroche, pediu em uma audiência judicial na segunda-feira (27) que o juiz do caso considerasse encerrar as ações contra a companhia. “A SEC não tem evidência de que os ativos estão sendo utilizados de forma maliciosa de nenhuma forma”, argumentou.
Leia Também
O juiz, Zia Faruqui, determinou que as duas partes tentem chegar a um acordo e o atualizem no dia 15 de dezembro.
Mas o magistrado já deu a entender que vê com bons olhos o pedido da Binance U.S. Na semana passada, afirmou que as admissões de culpa da Binance e de CZ tornam menos provável que o empresário faça um uso inadequado dos fundos da Binance U.S. “Em algum momento, eu tenho que dar um voto de confiança e dizer que já é o bastante”, disse o juiz.
O advogado da Binance U.S afirmou que a média mensal de valor de ativos transacionados da empresa caiu 90% e que o número de usuários mensais caiu 50%.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto