logo a binance no celular e bandeira dos EUA no fundo
Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) ainda está buscando evidências de que a Binance teria um meio de controlar os fundos administrados pela Binance U.S, braço norte-americano da corretora que é uma entidade completamente independente — pelo menos no papel. As informações são do jornal The Wall Street Journal

Em junho deste ano, a SEC abriu um processo contra a Binance, Binance U.S e o dono de ambas, o sino-canadense Changpeng “CZ” Zhao. Sobre o braço americano da corretora, a SEC argumentou que apesar das declarações de total independência, a Binance global “controlava secretamente as operações da plataforma Binance.US nos bastidores”.

Publicidade

A agência ainda afirmou na denúncia que CZ e Binance exercem o controle completo dos ativos dos clientes das plataformas, “permitindo que eles misturem os ativos dos clientes ou desviem os ativos dos clientes como bem entenderem, inclusive para uma entidade de propriedade e controlada pela Zhao chamada Sigma Chain”. 

Na semana passada, a Binance e CZ se declararam culpados de violar as leis de combate à lavagem de dinheiro e infringir sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos. 

Binance U.S tenta reverter processo

Agora, a Binance U.S tenta encerrar o processo da SEC contra a sua operação. O advogado da empresa, Matthew Laroche, pediu em uma audiência judicial na segunda-feira (27) que o juiz do caso considerasse encerrar as ações contra a companhia. “A SEC não tem evidência de que os ativos estão sendo utilizados de forma maliciosa de nenhuma forma”, argumentou.

O juiz, Zia Faruqui, determinou que as duas partes tentem chegar a um acordo e o atualizem no dia 15 de dezembro. 

Publicidade

Mas o magistrado já deu a entender que vê com bons olhos o pedido da Binance U.S. Na semana passada, afirmou que as admissões de culpa da Binance e de CZ tornam menos provável que o empresário faça um uso inadequado dos fundos da Binance U.S. “Em algum momento, eu tenho que dar um voto de confiança e dizer que já é o bastante”, disse o juiz.

O advogado da Binance U.S afirmou que a média mensal de valor de ativos transacionados da empresa caiu 90% e que o número de usuários mensais caiu 50%. 

You May Also Like
Mão segura smartphone que projeta blocos azuis

Mercado Bitcoin lista o ZETA, token nativo da Zetachain

Zetachain é uma blockchain projetada para facilitar a comunicação e a interação entre diferentes redes descentralizadas
Imagem da matéria: Corretora de criptomoedas sai do ar após esvaziar carteira de R$ 279 milhões

Corretora de criptomoedas sai do ar após esvaziar carteira de R$ 279 milhões

Site da corretora saiu do ar dias após um saque grande ter sido feito nas hot wallets da empresa
Agentes da Polícia Federal emoperação contra russos radicados noBrasil

PF faz operação contra russos radicados no Brasil que lavaram dinheiro com criptomoedas

A operações que ocorrem nesta terça-feira (27) nos estados de Santa Catarina, Goiás e Ceará também têm brasileiros como alvos
Celular mostra logotipo da Solana

Evento da Solana no Brasil passa pelas últimas cidades nos próximos dias

O Solana Road Show já realizou Supermeets em seis cidades brasileiras e passará por Recife, Vitória e Belo Horizonte até o dia 1° de março