Notícia falsa provocou uma queda repentina no valor do Bitcoin e incidente repercutiu pelo resto do dia no mercado financeiro
(Imagem: Shutterstcok)

Uma única publicação falsa no X provocou o caos tanto no espaço cripto quanto nos mercados financeiros mais amplos, fazendo com que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o próprio X investigassem o caso.

“A SEC apontou que houve acesso não autorizado e atividade na conta @SECGov na x.com por uma parte desconhecida por um breve período de tempo logo após às 16h ET”, disse a comissão ao Decrypt na terça-feira (9). “Esse acesso não autorizado já foi encerrado”.

Publicidade

“A SEC trabalhará com as autoridades policiais e nossos parceiros em todo o governo para investigar o assunto e determinar os próximos passos apropriados em relação ao acesso não autorizado e a qualquer má conduta relacionada”, continuou o comunicado.

Descrevendo a conta do X da SEC como “comprometida”, o presidente Gary Gensler apressou-se em corrigir o registro, dizendo que “a SEC não aprovou a listagem e a negociação de produtos ETF de bitcoin à vista“. As comunidades de criptomoedas e financeiras esperavam ansiosamente por essa medida, embora a maioria presumisse um prazo final para a decisão na quarta-feira (10).

A notícia falsa provocou uma queda repentina no valor do Bitcoin e, embora a mensagem tenha sido excluída, o incidente repercutiu pelo resto do dia. Alguns comentaristas perguntaram se a SEC — que, em geral, descarta as criptomoedas como um mercado muito facilmente manipulado — teria que investigar a si mesma.

Enquanto isso, o X também está investigando o caso, de acordo com o influenciador cripto do X, Walter Bloomberg.

Embora seja um prolífico usuário de sua própria plataforma, o proprietário do X, Elon Musk, não teve nada a dizer sobre a controvérsia, em vez disso, concentrou-se na imigração, na integridade das eleições e em “programas exclusivos no X” com os apresentadores Don Lemon, Jim Rome e Tulsi Gabbard.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
criptomoedas saindo de tela de celular

Criptorama redefine o futuro da criptoeconomia em 2025

Evento gratuito contará com painéis no “Palco ABcripto e SP Negócios” para debater inovação e tendências do mercado
Shiba Inu

DOG: memecoin do Bitcoin atinge maior alta em 5 meses com hype da Dogecoin

Após a listagem de futuros da DOG na Kraken, que desencadeou uma forte alta no fim de semana, as expectativas agora se voltam para possíveis listagens em outras exchanges
ilustração de cão shiba inu escalando gráfico no céu escuro em rumo à lua de Doge

Dogecoin dispara 143% na semana e atinge maior preço em 3 anos

“Com o fim das eleições, a alta nos mercados de criptomoedas parece sustentável”, diz analista
bitcoin

Bitcoin volta a subir e bate novo recorde de US$ 94 mil

O preço do Bitcoin já registra um aumento de US$ 20.000 desde o dia da eleição nos EUA