Notícia falsa provocou uma queda repentina no valor do Bitcoin e incidente repercutiu pelo resto do dia no mercado financeiro
(Imagem: Shutterstcok)

Uma única publicação falsa no X provocou o caos tanto no espaço cripto quanto nos mercados financeiros mais amplos, fazendo com que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o próprio X investigassem o caso.

“A SEC apontou que houve acesso não autorizado e atividade na conta @SECGov na x.com por uma parte desconhecida por um breve período de tempo logo após às 16h ET”, disse a comissão ao Decrypt na terça-feira (9). “Esse acesso não autorizado já foi encerrado”.

Publicidade

“A SEC trabalhará com as autoridades policiais e nossos parceiros em todo o governo para investigar o assunto e determinar os próximos passos apropriados em relação ao acesso não autorizado e a qualquer má conduta relacionada”, continuou o comunicado.

Descrevendo a conta do X da SEC como “comprometida”, o presidente Gary Gensler apressou-se em corrigir o registro, dizendo que “a SEC não aprovou a listagem e a negociação de produtos ETF de bitcoin à vista“. As comunidades de criptomoedas e financeiras esperavam ansiosamente por essa medida, embora a maioria presumisse um prazo final para a decisão na quarta-feira (10).

A notícia falsa provocou uma queda repentina no valor do Bitcoin e, embora a mensagem tenha sido excluída, o incidente repercutiu pelo resto do dia. Alguns comentaristas perguntaram se a SEC — que, em geral, descarta as criptomoedas como um mercado muito facilmente manipulado — teria que investigar a si mesma.

Enquanto isso, o X também está investigando o caso, de acordo com o influenciador cripto do X, Walter Bloomberg.

Embora seja um prolífico usuário de sua própria plataforma, o proprietário do X, Elon Musk, não teve nada a dizer sobre a controvérsia, em vez disso, concentrou-se na imigração, na integridade das eleições e em “programas exclusivos no X” com os apresentadores Don Lemon, Jim Rome e Tulsi Gabbard.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Uma década após uma tentativa inicial de dar suporte para pagamentos em Bitcoin, a Stripe agora enxerga um futuro impulsionado por stablecoins
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Imagem da matéria: Worldcoin lança blockchain própria onde "humanos verificados têm prioridade"

Worldcoin lança blockchain própria onde “humanos verificados têm prioridade”

Usando tecnologia da Optimism, a World Chain será uma rede dedicada e que preserva a privacidade dos usuários da Worldcoin
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos