Notícia falsa provocou uma queda repentina no valor do Bitcoin e incidente repercutiu pelo resto do dia no mercado financeiro
(Imagem: Shutterstcok)

Uma única publicação falsa no X provocou o caos tanto no espaço cripto quanto nos mercados financeiros mais amplos, fazendo com que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o próprio X investigassem o caso.

“A SEC apontou que houve acesso não autorizado e atividade na conta @SECGov na x.com por uma parte desconhecida por um breve período de tempo logo após às 16h ET”, disse a comissão ao Decrypt na terça-feira (9). “Esse acesso não autorizado já foi encerrado”.

Publicidade

“A SEC trabalhará com as autoridades policiais e nossos parceiros em todo o governo para investigar o assunto e determinar os próximos passos apropriados em relação ao acesso não autorizado e a qualquer má conduta relacionada”, continuou o comunicado.

Descrevendo a conta do X da SEC como “comprometida”, o presidente Gary Gensler apressou-se em corrigir o registro, dizendo que “a SEC não aprovou a listagem e a negociação de produtos ETF de bitcoin à vista“. As comunidades de criptomoedas e financeiras esperavam ansiosamente por essa medida, embora a maioria presumisse um prazo final para a decisão na quarta-feira (10).

A notícia falsa provocou uma queda repentina no valor do Bitcoin e, embora a mensagem tenha sido excluída, o incidente repercutiu pelo resto do dia. Alguns comentaristas perguntaram se a SEC — que, em geral, descarta as criptomoedas como um mercado muito facilmente manipulado — teria que investigar a si mesma.

Enquanto isso, o X também está investigando o caso, de acordo com o influenciador cripto do X, Walter Bloomberg.

Embora seja um prolífico usuário de sua própria plataforma, o proprietário do X, Elon Musk, não teve nada a dizer sobre a controvérsia, em vez disso, concentrou-se na imigração, na integridade das eleições e em “programas exclusivos no X” com os apresentadores Don Lemon, Jim Rome e Tulsi Gabbard.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

You May Also Like
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Decisão sobre sentença de CZ é adiada para o final de abril

A sentença de Changpeng “CZ” Zhao por lavagem de dinheiro foi adiada por dois meses sem explicação do tribunal federal
Imagem da matéria: Corretora de criptomoedas sai do ar após esvaziar carteira de R$ 279 milhões

Corretora de criptomoedas sai do ar após esvaziar carteira de R$ 279 milhões

Site da corretora saiu do ar dias após um saque grande ter sido feito nas hot wallets da empresa
Imagem da matéria: Mercado de smartphones cripto ganha membro com JamboPhone, da Aptos

Mercado de smartphones cripto ganha membro com JamboPhone, da Aptos

A blockchain Aptos entrou na disputa dos smartphones cripto, anunciando uma parceria com o fabricante de celulares acessíveis Jambo
Imagem da matéria: Quem está ganhando a "guerra" no mercado NFT entre Ethereum, Solana e Bitcoin?

Quem está ganhando a “guerra” no mercado NFT entre Ethereum, Solana e Bitcoin?

Será que o “Diamonds” do Magic Eden conseguiu diminuir a distância na briga dos marketplaces de NFT? Veja o que os dados mais recentes mostram