Imagem da matéria: SEC abre consulta pública para analisar propostas de ETFs de Ethereum
Foto: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) iniciou um período de consulta pública sobre três propostas de ETFs à vista de Ethereum (ETH). As iniciativas, ligadas às empresas Grayscale, Fidelity e Bitwise, serão submetidas a um período de comentários de três semanas, conforme anúncio da agência desta terça-feira (2), repercutido pelo CoinDesk.

O prazo para a SEC tomar decisões finais sobre algumas das propostas de ETF de Ethereum é 23 de maio.

Publicidade

Apesar do aumento das esperanças após a aprovação pela agência de ETFs de Bitcoin à vista em janeiro, analistas do setor tornaram-se menos otimistas de que a reguladora seguirá o mesmo caminho com produtos que acompanham o Ethereum.

No caso do Bitcoin, a comissão foi pressionada a abandonar sua oposição anterior aos projetos de ETF após uma derrota chave em uma disputa judicial com a Grayscale. Oficiais da SEC argumentaram que a aprovação resultante desses ETFs não se aplica a outros tokens.

Gary Gensler, presidente da SEC, disse em janeiro que a aprovação do Bitcoin não deve “sinalizar nada sobre as visões da comissão quanto ao status de outros ativos cripto sob as leis federais de valores mobiliários”.

A chegada dos ETFs de BTC aumentou dramaticamente os investimentos na criptomoeda. Um resultado semelhante poderia ser esperado para o ETH se a agência chegar a aprovações similares. No entanto, a SEC tem investigado se o ETH deve ser classificado como um valor mobiliário, o que o colocaria em um patamar legal diferente do Bitcoin.

Publicidade

Vale lembrar que a SEC já confirmou no passado que Bitcoin representa uma commodity, mas nunca conferiu o mesmo enquadramento ao Ethereum, o que também desanima os analistas sobre a eventual apravação de ETFs da segunda maior moeda do mercado.

Analistas da Bloomberg reduziram suas previsões de aprovação de um ETF de Ethereum à vista, citando silêncio da SEC como um sinal negativo. A expectativa de aprovação caiu de cerca de 70% para 30%, segundo o especialista em ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ex-conselheiro do Ethereum quer R$ 50 bilhões do governo dos EUA por ser preso injustamente

Ex-conselheiro do Ethereum quer R$ 50 bilhões do governo dos EUA por ser preso injustamente

Steven Nerayoff alega ter sido vítima de provas fabricadas em um suposto caso de extorsão de 10.000 ETH
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

ETF de Ethereum tem 50% de chance de ser aprovado em maio, diz JP Morgan

O gigante bancário é o último a reduzir suas expectativas em relação à revisão das propostas da SEC para oferecer fundos vinculados ao preço do ETH