Sam Altman CEO da OpenAi e ChatGPT
Sam Altman, CEO da OpenAi (Foto: Shutterstock)

O CEO da OpenAI, Sam Altman, retornará ao conselho de administração da empresa após a conclusão de uma revisão interna das circunstâncias que cercaram sua polêmica demissão em novembro de 2023, anunciou a empresa na sexta-feira (8). A gigante da IA ​​também expandiu o conselho com três novos membros, em meio ao aprimoramento de sua estrutura e políticas de governança corporativa.

Altman foi abruptamente removido de seu cargo, provocando uma semana de drama na empresa de tecnologia que quase o levou a ingressar na Microsoft, investidora da OpenAI, antes de ser reintegrado como CEO junto com uma nova diretoria inicial que não o incluía.

Publicidade

“Concluímos por unanimidade que Sam e [cofundador] Greg [Brockman] são os líderes certos para OpenAI”, disse o presidente do conselho, Bret Taylor, no anúncio.

A revisão interna foi conduzida pelo escritório de advocacia WilmerHale e incluiu entrevistas com dezenas de indivíduos e uma avaliação de mais de 30.000 documentos, disse a OpenAI.

Citou também uma “quebra de confiança” entre o conselho anterior e Altman. Embora o conselho tenha agido dentro de seu critério, o relatório concluiu que a conduta de Altman “não exigia a remoção”.

“O conselho anterior acreditava na época que suas ações iriam mitigar os desafios de gestão interna e não previu que suas ações desestabilizariam a empresa”, escreveu WilmerHale. “A decisão do conselho anterior não surgiu de preocupações com a segurança do produto, o ritmo de desenvolvimento, as finanças da OpenAI ou suas declarações a investidores, clientes ou parceiros de negócios.”

Publicidade

Houve rumores de que Altman havia sido removido porque a pesquisa de IA da empresa havia feito uma descoberta potencialmente perigosa.

Novos membros na OpenAI

Enquanto isso, a OpenAI anunciou a escolha de três novos membros do conselho: Sue Desmond-Hellmann, ex-CEO da Fundação Bill e Melinda Gates; Nicole Seligman, ex-vice-presidente executiva e conselheira geral global da Sony; e Fidji Simo, CEO e presidente da Instacart. Eles se juntam aos atuais membros Adam D’Angelo, Larry Summers, Bret Taylor, e Sam Altman.

O conselho também fez alterações na estrutura de governança da OpenAI, incluindo novas diretrizes de governança corporativa, uma política de conflito de interesses fortalecida, uma linha direta de denúncia para funcionários e contratados e comitês adicionais do conselho focados na missão e estratégia.

A reintegração de Altman no conselho ocorre poucos dias depois de Elon Musk, que ajudou a fundar a OpenAI, entrar com uma ação judicial contra a empresa e seus líderes, acusando-os de violar acordos contratuais e abandonar a missão original de desenvolver IA para o “benefício da humanidade” em vez de lucro.

Publicidade

Em resposta ao processo de Musk, a empresa divulgou uma série de e-mails internos sugerindo que Musk também estava focado nos lucros.

“Se você não consegue competir seriamente, mas continua a fazer pesquisas abertamente, você pode de fato estar piorando as coisas e ajudando-os ‘de graça’, porque quaisquer avanços são bastante fáceis de serem copiados e incorporados imediatamente, em escala”, teria escrito Musk.

O regresso de Altman ao conselho e a expansão do seu número de membros ocorrem em meio a preocupações crescentes sobre o rápido desenvolvimento e os riscos potenciais da inteligência artificial.

Como uma das principais organizações de investigação em IA, a OpenAI tem enfrentado um escrutínio crescente sobre a sua governação, transparência e alinhamento com a sua missão declarada.

“Reconhecemos a magnitude do nosso papel na gestão de tecnologias transformadoras para o bem global”, disse Taylor.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
peter schiff falando ao microfone

O Bitcoin está em um mercado de baixa quando comparado ao ouro, afirma Peter Schiff

O analista financeiro e comentarista disse uma vez que o preço do BTC nunca chegaria a US$ 50 mil