Sam Altman CEO da OpenAi e ChatGPT
Sam Altman, CEO da OpenAi (Foto: Shutterstock)

Sam Altman voltará a ser CEO da empresa de inteligência artificial OpenAI, dias depois de ter sido destituído em um golpe da diretoria.

A desenvolvedora do ChatGPT anunciou que havia chegado a um “acordo em princípio” para que Altman retornasse à empresa, acrescentando que estava “colaborando para descobrir os detalhes”.

Publicidade

Em uma declaração no Twitter após sua reintegração, Altman disse: “Eu amo a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter essa equipe e sua missão unidas”. Ele acrescentou que “está ansioso para voltar à OpenAI”.

Juntamente com o retorno de Altman, a OpenAI nomeará uma nova diretoria, composta pelo presidente Bret Taylor, Larry Summers e Adam D’Angelo. Greg Brockman, cofundador da OpenAI e colega de Altman, que se demitiu após a saída de Altman, também retornará à empresa, anunciou ele, acrescentando que estava “voltando a programar hoje à noite”.

Uma semana dramática para a OpenAI

A notícia encerra uma semana dramática para a OpenAI, que viu Altman deixar a empresa sob uma nuvem, com o conselho de administração da empresa divulgando uma declaração de que ele “não foi consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho, dificultando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”. O conselho acrescentou que “não tem mais confiança em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.

Brockman deixou a empresa em solidariedade ao seu cofundador, e a Microsoft, maior investidora da OpenAI, contratou a dupla para liderar uma “equipe interna de pesquisa avançada em AI”.

Publicidade

Com a OpenAI enfrentando uma revolta da equipe, que viu mais de 90% de seus funcionários ameaçando seguir Altman em seu novo empreendimento, e os investidores explorando ações legais, a empresa se envolveu em “intensas discussões” para reintegrá-lo como CEO.

A primeira ordem do dia para a empresa provavelmente será a reorganização de sua estrutura de governança incomum, que deu poder ao conselho para resistir à pressão dos investidores. Originalmente destinada a evitar que as considerações de lucro prevalecessem sobre a segurança no desenvolvimento da inteligência artificial, a estrutura foi submetida a um exame minucioso, com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, observando que “neste momento, acho que está muito claro que algo precisa mudar em relação à governança”.

Após a notícia da reintegração de Altman ao cargo de CEO, Nadella tuitou: “Estamos animados com as mudanças no conselho da OpenAI”, acrescentando que “acreditamos que esse é o primeiro passo essencial em um caminho para uma governança mais estável, bem informada e eficaz”.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Conta da cantora Doja Cat no Twitter é hackeada para divulgar memecoin na Solana

Conta da cantora Doja Cat no Twitter é hackeada para divulgar memecoin na Solana

Assim como Hulk Hogan, 50 Cent e Metallica, o nome da cantora astro do rap está sendo usado para bombear uma memecoin na Solana
Bandeira do Japão com moedas de bitcoin

Empresa japonesa intensifica compra de Bitcoin em meio ao baixo crescimento econômico

A Metaplanet Inc. comprou mais 42 BTC, avaliados em US$ 2,4 milhões, enquanto a economia do Japão enfrenta ventos contrários
Imagem da matéria: Além da Nomad, Wise e Avenue admitem relação com banco que teve dados de clientes vazados

Além da Nomad, Wise e Avenue admitem relação com banco que teve dados de clientes vazados

O banco Evolve & Trust foi alvo de um ataque que resultou no vazamento de 33 terabytes de dados sobre clientes; empresas brasileiras estão entre as afetadas
logo da solana em celular

Chance de ETF de Solana ser aprovado é maior sem Gary Gensler na SEC, diz VanEck

A ausência de um mercado regulamentado de futuros de Solana é “coisa do Gensler”, disse Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck