Imagem da matéria: Microsoft contrata Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, para chefiar "equipe de pesquisa de IA avançada"
(Foto: Shutterstock)

A Microsoft contratou o ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, para liderar uma “equipe de pesquisa avançada de Inteligência Artificial (IA)” após sua saída da empresa.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou a notícia em um tuíte, observando que Altman se juntará à sua equipe interna ao lado do cofundador da OpenAI, Greg Brockman, e de “colegas”.

Publicidade

Altman tuitou que “a missão continua” logo após o anúncio. Nadella respondeu que estava “muito animado por tê-lo como CEO desse novo grupo”.

“Vamos construir algo novo e será incrível”, Brockman “tuitou”, acrescentando que a equipe de liderança inicial do grupo seria composta por Altman, Jakub Pachocki, Szymon Sidor e Aleksander Madry.

A contratação de Altman e Brockman pela Microsoft encerra um fim de semana tumultuado para a OpenAI, que viu Brockman se demitir no sábado, quando a empresa foi abalada pela notícia de que seu conselho havia destituído Altman. A diretoria alegou que Altman “não foi consistentemente transparente em suas comunicações com a diretoria, prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”.

Após sua saída, a empresa nomeou a diretora de tecnologia, Mira Murati, como CEO interina na tarde de sexta-feira, em meio a relatos de que a Microsoft estava pressionando a empresa para reintegrar Altman como CEO. Com muitos funcionários da OpenAI tuitando emojis de coração para demonstrar seu apoio ao cofundador, Murati teria planejado recontratar Altman e Brockman em uma função não especificada — mas com os planos aparentemente fracassados, o ex-CEO da Twitch, Emmett Shear, anunciou na manhã de segunda-feira que havia sido escolhido como o novo CEO interino da empresa.

Publicidade

Em seu tuíte, o CEO da Microsoft, Nadella, declarou que “continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI” e que ela continuará avançando com seu roteiro de produtos, incluindo os anúncios feitos na recente conferência Microsoft Ignite.

Por sua vez, Shear enfatizou que “nossa parceria com a Microsoft continua forte” e delineou um plano de três pontos para os próximos 30 dias, incluindo a contratação de um investigador independente para relatar o processo que levou à saída de Altman e a reforma da equipe de gerenciamento e liderança da empresa.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Veja quem são as 22 pessoas mais ricas do setor de criptomoedas em 2024

Veja quem são as 22 pessoas mais ricas do setor de criptomoedas em 2024

Conheça as pessoas mais ricas do mercado cripto que apareceram na lista de bilionários da Forbes de 2024
Imagem da matéria: Tokenização pode atingir mercado de US$ 19 trilhões, diz membro da Comissão Europeia

Tokenização pode atingir mercado de US$ 19 trilhões, diz membro da Comissão Europeia

Para Peter Kerstens, é inevitável que o mercado financeiro tradicional abrace a tokenização
Imagem da matéria: PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

“Vandathegod” foi responsável pelo maior vazamento de dados da história do Brasil
Receita Federal, greve, Imposto de Renda, IR 2022

Receita Federal fará consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas

Receita Federal quer alinhar a Instrução Normativa 1.888/2019 com o modelo internacional de declaração de ativos digitais