Imagem da matéria: Microsoft contrata Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, para chefiar "equipe de pesquisa de IA avançada"
(Foto: Shutterstock)

A Microsoft contratou o ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, para liderar uma “equipe de pesquisa avançada de Inteligência Artificial (IA)” após sua saída da empresa.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou a notícia em um tuíte, observando que Altman se juntará à sua equipe interna ao lado do cofundador da OpenAI, Greg Brockman, e de “colegas”.

Publicidade

Altman tuitou que “a missão continua” logo após o anúncio. Nadella respondeu que estava “muito animado por tê-lo como CEO desse novo grupo”.

“Vamos construir algo novo e será incrível”, Brockman “tuitou”, acrescentando que a equipe de liderança inicial do grupo seria composta por Altman, Jakub Pachocki, Szymon Sidor e Aleksander Madry.

A contratação de Altman e Brockman pela Microsoft encerra um fim de semana tumultuado para a OpenAI, que viu Brockman se demitir no sábado, quando a empresa foi abalada pela notícia de que seu conselho havia destituído Altman. A diretoria alegou que Altman “não foi consistentemente transparente em suas comunicações com a diretoria, prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”.

Após sua saída, a empresa nomeou a diretora de tecnologia, Mira Murati, como CEO interina na tarde de sexta-feira, em meio a relatos de que a Microsoft estava pressionando a empresa para reintegrar Altman como CEO. Com muitos funcionários da OpenAI tuitando emojis de coração para demonstrar seu apoio ao cofundador, Murati teria planejado recontratar Altman e Brockman em uma função não especificada — mas com os planos aparentemente fracassados, o ex-CEO da Twitch, Emmett Shear, anunciou na manhã de segunda-feira que havia sido escolhido como o novo CEO interino da empresa.

Publicidade

Em seu tuíte, o CEO da Microsoft, Nadella, declarou que “continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI” e que ela continuará avançando com seu roteiro de produtos, incluindo os anúncios feitos na recente conferência Microsoft Ignite.

Por sua vez, Shear enfatizou que “nossa parceria com a Microsoft continua forte” e delineou um plano de três pontos para os próximos 30 dias, incluindo a contratação de um investigador independente para relatar o processo que levou à saída de Altman e a reforma da equipe de gerenciamento e liderança da empresa.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB lança primeiro token de financiamento de educação executiva do mercado, com rendimentos futuros de até 2,5 vezes o valor investido

MB lança primeiro token de financiamento de educação executiva do mercado, com rendimentos futuros de até 2,5 vezes o valor investido

Os investidores tiveram a oportunidade de apoiar a carreira profissional e investir no seu potencial de desenvolvimento
Imagem da matéria: Binance.US diz estar "ansiosa" para se defender na Justiça contra a SEC

Binance.US diz estar “ansiosa” para se defender na Justiça contra a SEC

A Binance.US disse na segunda-feira que está pronta para se defender depois que um tribunal permitiu que o processo da SEC contra a exchange cripto prosseguisse
Imagem da matéria: Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas têm semana positiva apesar da pressão da Mt. Gox e Alemanha

Fundos de criptomoedas tiveram entradas líquidas de US$ 441 milhões após quatro semanas de saídas, com investidores vendo oportunidade na queda dos preços
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin cai 14% após novo projeto desagradar comunidade

Jogo viral do Telegram, Notcoin sofre um grande golpe à medida que o “recomeço” anunciado pelos criadores não surtiu efeito na comunidade