Imagem da matéria: Ripple testa blockchain que permite a Bancos Centrais emitirem moedas digitais
Foto: Shutterstock

A Ripple anunciou na quarta-feira (3) que está tentando uma blockchain privada feita para bancos centrais emitirem e gerenciarem suas próprias moedas digitais (CBDCs).

Em anúncio publicado em seu blog, a empresa disse que a rede privada, que recebeu o nome de ‘CBDC Private Ledger’, é baseada na mesma tecnologia por trás de sua criptomoeda, a XRP.

Publicidade

“Acreditamos que esta solução superará os grandes desafios da criação e gestão de uma moeda digital soberana”, disse em nota.

No anúncio, a empresa falou que 80% dos bancos centrais do mundo estudam o lançamento de moedas próprias.

No entanto, segundo a Ripple, boa parte das redes de registro distribuído existentes hoje não são construídas para pagamentos e não podem lidar com o volume de transações que uma moeda digital de Banco Central exige.

“A maioria dos blockchains são livros-razão públicos, visíveis a todos e atualizados por uma ampla rede de validadores. Um Banco Central requer mais privacidade de transação e controle sobre sua moeda do que um livro-razão público pode oferecer, então provavelmente optará por criar um CBDC em um livro-razão privado que também pode operar na escala necessária”, disse.

Troca de informações

Ainda segundo a Ripple, a nova blockchain privada resolverá um dos grandes problemas das redes existentes no mercado, que é a interoperabilidade.

Publicidade

Em síntese, interoperabilidade é a capacidade de uma rede de registro distribuído compartilhar informações com outra e se ligar à infraestrutura financeira global.

“Estamos trabalhando em uma nova abordagem em que os bancos centrais poderão se juntar a uma rede de livros contábeis que possibilite a interoperabilidade de liquidação total, enquanto permite que cada membro mantenha sua independência monetária e tecnológica”, disse a empresa.

Ripple processada nos EUA

A Ripple anuncia o projeto enquanto responde a um processo movido pela Comissão de Valores Mobiliárias dos Estados Unidos (SEC). Em 22 de dezembro, o regulador entrou com uma ação alegando que a empresa e seus executivos levantaram mais de US$ 1,3 bilhão em ofertas sem autorização.

Em janeiro, a Ripple apresentou uma resposta ao processo da SEC, argumentando que, de acordo com a lei federal dos EUA, o XRP não é um título nem um “contrato de investimento”.

Publicidade

A empresa também pediu ao tribunal que considerasse a posição do regulador sobre outras criptomoedas, dizendo que o XRP deveria ser considerado uma moeda virtual da mesma forma que a SEC vê o Bitcoin e o Ethereum.

A investida da SEC contra a Ripple também foi responsável pelo surgimento de ações coletivas dos detentores de XRP; de petição à Casa Branca para o encerramento do processo; e também pela queda no preço da criptomoeda.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

70% da oferta do suposto token YZY ficará nas mãos de Kanye West e poderá ser usado para comprar produtos na loja online do rapper
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

O estado atual da regulamentação das criptomoedas no Brasil 

Veja as atualizações mais recentes da regulamentação do mercado cripto brasileiro, incluindo as consultas públicas do Banco Central e da Receita e o PL que envolve a segregação patrimonial
Imagem da matéria: O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

A Phantom oferece acesso contínuo a DeFi, NFTs e trocas multi-chain em um aplicativo fácil de usar; veja como funciona
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Falta uma semana para previsão de Pai Rico sobre “maior crash da história” se concretizar

Robert Kiyosaki, popularmente conhecido por seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”, fez uma previsão assustadora em janeiro