Logo da criptomoeda Ethereum com fundo preto
(Foto: Shutterstock)

A tão aguardada transição do consenso de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS) na rede Ethereum ficou mais próxima nesta quarta-feira (8) com a realização bem-sucedida da fusão (“merge”) para a camada de consenso — Ethereum 2.0 — na rede de testes Ropsten.

O sucesso nessa fase de testes é um passo fundamental antes da transição do Ethereum para o sistema proof-of-stake, previsto para acontecer em agosto deste ano.

Publicidade

Até lá, os desenvolvedores realizam todos os testes possíveis antes da implementação final da atualização na rede principal do Ethereum.

A rede de testes é uma versão idêntica da rede principal utilizada para testar melhorias antes de sua lançamento oficial. Nela, os tokens não são verdadeiros, de tal forma que nenhum usuário é prejudicado caso aconteça algum problema técnico.

Basicamente, a rede de testes Ropsten fornece aos desenvolvedores uma prévia de como será o futuro do Ethereum com o mecanismo PoS.

Teste bem-sucedido

Um dos principais desenvolvedores do Ethereum, Tim Beiko, comemorou no Twitter a fusão bem-sucedida realizada hoje na testnet Ropsten e disse que já havia “algumas transações incluídas nos blocos pós-merge da Ropsten.

Publicidade

Ele acrescentou em um comentário que “algumas propostas nos blocos não foram identificadas, mas nada que não possa ser resolvido pelos desenvolvedores de alto perfil da rede — os chamados ‘AllCoreDevs’ — na sexta-feira (10). 

https://twitter.com/TimBeiko/status/1534568861319671808

O processo que vai culminar na chegada do Ethereum 2.0 está em andamento há alguns anos e os diversos atrasos frustram parte da comunidade e investidores.

Apesar disso, é preciso lembrar que há muito em jogo com a maior atualização da história do Ethereum e possível maior acontecimento da indústria cripto em 2022.

A expectativa é que o novo modelo PoS solucione alguns dos maiores problemas do Ethereum, como os altos custos de transação e a capacidade de escalabilidade da rede.

You May Also Like
Imagem da matéria: Ethereum bate em US$ 3 mil, maior marca em 22 meses

Ethereum bate em US$ 3 mil, maior marca em 22 meses

A última vez que a Ethereum atingiu a marca foi em abril de 2022. Um mês depois, o projeto Terra colapsou e levou todo o mercado junto
Moedas de Ethereum e Bitcoin em frente a um gráfico de candles em uma tela

Semana cripto: Ethereum rouba a cena, Bitcoin perde força e tokens de IA explodem

Uniswap (UNI) e Worldcoin (WLD) também foram destaques, com altas de até 70%
Bandeira com o logotipo da Coinbase se mov eao ar l ivre

Coinbase apoia ETF de Ethereum da Grayscale: ‘Virtualmente idêntico a ETFs de Bitcoin’

Citando a configuração técnica e a capitalização de mercado do Ethereum, a Coinbase acredita que a SEC deveria aprovar um ETF spot de ETH
Imagem da matéria: Telefónica e Chainlink se unem para combater golpe do SIM Swap

Telefónica e Chainlink se unem para combater golpe do SIM Swap

SIM Swap é uma forma de hack de engenharia social em que os fraudadores convencem um provedor de serviços móveis a ativar um cartão SIM