Qual é o valor da tecnologia blockchain no desenvolvimento de aplicativos móveis

Embora seja frequentemente associada ao contexto de criptomoedas e registros de transações, a tecnologia Blockchain possui várias outras aplicações

Ministério da Ciência promove webinário sobre usos de blockchain no governo federal
(Foto: Shutterstock)


O Blockchain é, sem dúvida, um dos principais tópicos  da indústria de tecnologia atualmente. Embora seja utilizado em diferentes aplicações, uma das perguntas que tem ganhado destaque nos últimos tempos é se essa tecnologia é apropriada para o desenvolvimento de aplicativos móveis.

Blockchain é aclamada por seus recursos de segurança, pois é difícil corromper, além de ter um alto nível de transparência. Esses atributos apresentam oportunidades e desafios para o uso de blockchain no desenvolvimento de aplicativos móveis.

O que torna o Blockchain único?

Essa tecnologia atua como um ledger, ou seja, uma registro compartilhado de informações. Embora seja frequentemente associada ao contexto de criptomoedas e registros de transações, ela possui várias outras aplicações.

Uma utilidade que o blockchain oferece, e que não é suportado em outros sistemas, é a possibilidade de distribuição de dados digitais sem que estes possam ser copiados. Essa circunstância fortalece a ideia de que o blockchain pode se tornar a arquitetura para um novo tipo de internet.

Quando um aplicativo é descentralizado, significa que não há uma autoridade única responsável pelo armazenamento, gerenciamento e organização dos dados. Tudo é mantido em blocos que são compartilhados em um ledger, garantindo rastreabilidade, transparência e inalterabilidade. Aplicativos descentralizados funcionam de forma independente. Essa arquitetura, caracterizada pela ausência de um único proprietário, significa que as mudanças são definidas com base no consenso de todas as partes interessadas.

Vantagens e desvantagens do Blockchain como ferramenta de desenvolvimento

O blockchain compreende um banco de dados distribuído que contém blocos de informação. Cada elemento de dados possui um registro de data e hora exclusivo e uma conexão com o bloco registrado anteriormente.

Geralmente, esse banco de dados é acessível para todos; contudo ele não pode ser atualizado por um usuário único, pois possui uma configuração ponto a ponto, em vez de ser do tipo cliente-servidor. Isto faz com que as transações possam ser executadas com segurança sem a necessidade de uma validação de terceiros.



Um banco de dados distribuído possui vantagens significativas para o desenvolvimento de aplicativos móveis. As ações são controladas através da retransmissão de mensagens entre aplicativos ou através da uma memória compartilhada, o que o torna muito mais acessível  em comparação aos não distribuídos. Eles também funcionam e exibem desempenho aprimorado quando enfrentam falhas, pois há isolamento de partes da rede.

Interessante, não? No entanto, nada é perfeito. Uma das desvantagens mais significativas dos bancos de dados distribuídos é relativa à manutenção da consistência das informações no banco de dados, já que a atualização feita em uma área específica não implica automaticamente que ela seja feita através de toda rede.

Qual valor da tecnologia Blockchain no desenvolvimento de aplicativos móveis?

Quanto mais a sua linha de negócios estiver focada na descentralização, mais sentido faz utilizar a arquitetura blockchain. O uso do blockchain normalmente é caracterizado como disruptivo, e não será diferente quando ele for incorporado ao desenvolvimento de aplicativos móveis.

Da cadeia de suprimentos aos cuidados de saúde, educação, viagens e muito mais, a tecnologia blockchain desempenhou um papel importante no surgimento e crescimento de negócios, principalmente pela simplificação das operações diárias.

Então, vamos entender como a tecnologia blockchain transformou e agregou valor às empresas destes diferentes setores.

Facilidade de uso

Ao contrário do que pode parecer, a tecnologia blockchain é relativamente fácil e simples de implementar e operar, integrar e atualizar, quando comparada com tecnologia e sistema legado avançado.

A tecnologia é recente, baseada em uma arquitetura descentralizada, e o conhecimento de suas principais funcionalidades e potencialidades é ilimitado. Isso não apenas expande as possibilidades de aplicação, como também facilita a adoção e a adaptação das empresas, introduzindo inovação e usos específicos da indústria da tecnologia.

Não surpreende que, embora sua aplicação tenha começado dentro do setor financeiro, ela esteja gradualmente expandindo seu alcance para outros setores.

Transparência e confiabilidade

Além da simplicidade oferecida ao usuário, a tecnologia blockchain sai na frente pela transparência e confiabilidade que oferece. A tecnologia é padronizada em torno do uso de blocos que podem armazenar dados/registros de transações digitais, as quais podem ser realizadas de qualquer lugar no mundo. Esse registro do histórico torna conveniente para as partes envolvidas acompanharem e serem transparentes sobre a ocorrência de transações.

Por exemplo, considere o caso do uso da tecnologia blockchain na área da saúde. Atualmente, o grande desafio enfrentado pelo setor de saúde é gerenciar o volume colossal de dados de pacientes (confidenciais) e armazená-los em bancos de dados/nuvem.

Através da tecnologia blockchain as informações podem ser armazenadas em blocos seguros e os dados podem ser acessados, compartilhados e encontrados sem dificuldade. Além disso, as informações podem ser acessadas por todas as entidades relevantes e autorizadas, geralmente por meio de um aplicativo móvel seguro, mantendo todas as informações transparentes e confiáveis.

E o blockchain não é a única tecnologia que encontrou seu caminho no setor de saúde. Tecnologia de Vestir (Wear Tech) também está fazendo transformações notáveis no setor.

Segurança

A segurança dos dados sobre ativos e transações digitais sempre foi motivo de preocupação para todas as empresas. Embora novas tecnologias tenham simplificado algumas questões, ao mesmo tempo elas deram origem a riscos e ameaças adicionais, permitindo a ocorrência de fraudes. Em grande medida, a tecnologia blockchain pode eliminar isso.

A tecnologia Blockchain é apoiada por criptografia de dados. Os dados armazenados em blocos são fornecidos com data e hora, registram todas as transações realizadas por local, fornecem a identidade da pessoa, etc., tornando o sistema contábil seguro e protegido.

A tecnologia Blockchain fornece segurança móvel adicional para aplicativos móveis, estabelecendo identidades claras, mantendo a transparência, rastreando e monitorando transações, fornecendo acesso autorizado, livrando-se da necessidade de inúmeras senhas e muito mais.

Evoluindo

O que confere à tecnologia blockchain uma  vantagem distinta é sua natureza dinâmica. A tecnologia ainda não atingiu todo o seu potencial. Ela já desempenha um papel revolucionário no setor bancário, financeiro e de seguros, mas também está se estabelecendo nos setores imobiliário, educacional, varejista, de cadeia de suprimentos, de jogos e outras indústrias.

O impacto da tecnologia blockchain no setor imobiliário é abrangente. Ela oferece desde proteção e transparência do processo de pesquisa de propriedades, até simplificação do processo de gerenciamento de propriedades e rapidez/otimização do processo de avaliação de propriedades. E ainda há muito que o blockchain possa contribuir a esse e outros setores, pois a tecnologia deu apenas seus primeiros passos.

O valor real da tecnologia blockchain em aplicativos móveis decorre da crescente demanda no mercado e o valor derivado da integração nos sistemas existentes para melhorar os processos. As suas inúmeras oportunidades estão disponíveis para aquelas empresas que desejam tirar proveito da tecnologia e suas aplicações.


Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.