Imagem da matéria: Projeto ligado a criptomoedas chega na fase final de laboratório do Banco Central do Brasil
Banco Central do Brasil (Foto: Shutterstock)

O ‘RBDC — Real Backed Digital Currency’, projeto da startup nTokens, é uma das propostas de inovação selecionadas pela curadoria do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas do Banco Central (LIFT) para a edição 2021. Coordenado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e pelo órgão financeiro central, Bacen, a iniciativa LIFT LAB busca ideias e projetos que possam modernizar o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Para chegar até este ponto, o projeto da nTokens — empresa que criou a stablecoin Real Virtual — competiu com dezenas de propostas. Segundo o Laboratório, para a LIFT LAB 2021 se inscreveram 67 projetos. Após uma análise da curadoria, ficaram apenas 25 e agora são 11 os que avançaram para a fase final. Como ocorreu com a edição 2020, as selecionadas agora devem apresentar seus projetos presencialmente.

Publicidade

“O projeto é de Liquidação DvP (Delivery versus Payment) de ativos digitais — transações atômicas no jargão cripto. De certa forma, interoperabilidade”, disse ao Portal do Bitcoin o cofundador e CEO da nTokens, Thomaz Brandão Teixeira, . Para não deixar dúvidas, acrescentou a função do ‘RBDC — Real Backed Digital Currency’: “Programabilidade e integração com data economy”.

Sobre o que pode estar por vir, Teixeira disse que está bem empolgado, pois é uma chance de o projeto passar adiante e a nTokens se tornar parceira do Bacen, que é um dos benefícios do programa. Ele acrescentou que a iniciativa do Bacen conhece muito as dores do mercado, especialmente gargalos no foco ao acesso e competitividade, que é onde se enquadra o projeto da nTokens.

“Então você tem um insight importante sobre se teria ou não demanda pra alguma inovação”, disse.

Criptomoedas e Banco Central

Outro ponto que ele destacou foi a preparação da equipe por trás do LIFT: “Todo mundo que conversei é muito bem preparado, manjam muito de mercado de cripto e conhecimento enciclopédico sobre regulação”. Sobre CBDCs (Moeda Digital do Banco Central) e as criptomoedas no geral, Teixeira disse que “eles estão super antenados no movimento e que isso é fundamental para projetos com tecnologias que têm alcance mundial.

A edição 2020 do LIFT também contou com 25 projetos, inclusive alguns baseados na tecnologia Blockchain. Destes, 21 passaram para a fase final. A apresentação ocorreu em março no evento batizado ‘LIFT Day 2021’, que marca anualmente o período de desenvolvimento dos projetos.

Clique aqui para conhecer os projetos selecionados no LIFT LAB 2021.

Vídeo com a apresentação dos projetos selecionados em 2020.

Talvez você queira ler
Máquinas de mineração de Bitcoin Micro BT modelo Whatsminer S30

Receita Federal confisca máquinas de mineração de Bitcoin em aeroporto avaliadas em R$ 43 mil

Brasileiro tentava pegar um avião no aeroporto de Foz do Iguaçu com quatro mineradoras de Bitcoin adquiridas no Paraguai
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói
Imagem da matéria: Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Segundo maior banco do Brasil, Bradesco entrou no Trending Topics do X por erro que fez sumir saldo dos correntistas
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday Cripto: Veja 7 promoções para aproveitar nesta sexta

As empresas cripto brasileiras vão oferecer descontos em taxas de negociação, cashback em dobro na compra de criptomoedas, bônus especiais por indicação e muito mais