Imagem da matéria: Projeto de lei quer permitir que argentinos recebam salário em bitcoin
Foto: Shutterstock

O deputado argentino José Luis Ramón apresentou na terça-feira (6) um projeto de lei na Câmara dos Deputados que, se aprovado, vai permitir que a população do país vizinho receba seus salários em criptomoedas.

O texto defende que trabalhadores em relação de dependência na Argentina e exportadores de serviços possam cobrar seus salários em bitcoin e outros criptoativos, conforme repercutiu o portal Cripto Notícias. Caso a proposta seja aprovada em todas as instâncias legislativas, a opção por essa forma de pagamento passa a ser protegida por lei.

Publicidade

“A iniciativa surge da necessidade de promover uma maior autonomia e governança das remunerações, sem que isso implique perda de direitos ou exposição a situações de abuso no âmbito da relação de trabalho”, disse Ramón no Twitter.

O deputado que representa a província de Mendoza na Câmara dos Deputados desde 2017, defendeu em outra mensagem que as criptomoedas podem fortalecer a autonomia do trabalhador.

O projeto determina que é o empregado que decide se quer ou não receber o salário em ativos digitais. Caso prefira, ele deve expressar ao seu empregador o desejo por essa forma de pagamento, bem como se pretende receber o salário de forma integral ou parcial com criptoativos.

O empregado também terá o direito de escolher o tipo de moeda que quer ser remunerado, como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), etc. O valor do salário pago continuará sendo o mesmo acordado em pesos argentinos, mas convertido em criptomoedas no dia do pagamento.

Publicidade

Conforme repercutiu o jornal local La Nueva Mañana, o texto do deputado também responde a outras leis que tentam desencorajar a dolarização na Argentina.

“Essa medida oferece  um moderno mecanismo de preservação do poder aquisitivo de sua remuneração, sem implicar em sua conversão em moeda estrangeira, conforme a Lei 27.541 busca desestimular”, diz um trecho do projeto.

O deputado Ramón também descreve que a proposta vai facilitar e baratear a entrada de dinheiro no país para os trabalhadores autônomos que prestam serviços no exterior.

Existem outros projetos de lei na Argentina relacionados as criptomoedas e que buscam estabelecer um marco regulatório para o setor no país. Um deles foi elaborado pelo deputado Ignacio Torres, e outro pelos parlamentares Liliana Schwindt e Marcos Cleri, que ainda aguardam votação.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração do famoso sapo pepe

Manhã Cripto: PEPE decola 80% enquanto Bitcoin se consolida em US$ 91 mil

A Pepecoin renovou sua máxima histórica após ser listada no mesmo dia na Coinbase, Robinhood e Upbit
Imagem da matéria: Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Fábio Araújo afirma que objetivo final do Drex é facilitar o acesso a serviços financeiros para a população
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

BONK rouba cena de Dogwifhat e atinge nova máxima histórica

Bonk retoma o posto de maior memecoin da rede Solana, superando a Dogwifhat
touro com moedas de bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 7% e ultrapassa R$ 500 mil pela 1ª vez

Bitcoin acaba de ultrapassar a prata como 8º ativo mais valioso do mundo