Imagem da matéria: Mineradores afirmam que mais da metade da mineração de Bitcoin usa energia limpa
Foto: Shutterstock

O Bitcoin Mining Council, formado no início deste ano em resposta às preocupações sobre o impacto ambiental do Bitcoin, compartilhou uma apresentação afirmando que 56% da eletricidade por trás do Bitcoin vem de fontes “sustentáveis”.

O conselho cita sua própria “análise, suposições e extrapolação” como a única fonte para o número e deixa a palavra “sustentável” aberta à interpretação. Não foram fornecidos dados mais precisos.

Publicidade

Existem razões para ser cético. Os membros do Conselho de Mineração de Bitcoin (mineradores de Bitcoin) têm pele no jogo, e as manchetes sobre Bitcoin e o meio ambiente são ruins para os negócios.

O conselho também afirma ter coletado dados de pesquisas de empresas de mineração que representam 32% do poder de mineração global por trás do Bitcoin. 67% do mix de energia dos entrevistados foi considerado “sustentável, mas as respostas à pesquisa foram voluntárias, o que significa que os mineradores com um mix de energia menos favorável estavam livres para pular fora.

Recentes repressões do governo contra os mineradores de Bitcoin chineses também podem estar distorcendo as porcentagens – um êxodo em massa de fazenda de mineração com carvão em províncias como Qinghai e Mongólia Interior levou a uma redução significativa no consumo de energia da rede nos últimos dois meses.

Um estudo de setembro de 2020 do Centro de Finanças Alternativas da Universidade de Cambridge descobriu que apenas 39% da energia por trás da mineração de criptomoedas vinha de fontes renováveis.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Ordinals volta a dividir comunidade do Bitcoin em meio ao congestionamento da blockchain

Ordinals volta a dividir comunidade do Bitcoin em meio ao congestionamento da blockchain

Com o novo rali do Bitcoin, os Ordinals voltaram a gerar debates acalorados dentro da comunidade da maior criptomoeda do mundo
ingresso nft sympla

Sympla vai transformar ingressos de shows e eventos em NFTs para combater falsificações

Usando blockchain, a empresa fará a tokenização dos ingressos para permitir o rastreio e evitar duplicações
Imagem da matéria: Projeto DeFi fará airdrop de 100 milhões de tokens para carteiras Solana; veja se você está na lista

Projeto DeFi fará airdrop de 100 milhões de tokens para carteiras Solana; veja se você está na lista

A plataforma de staking líquido Jito fornecerá 100 milhões de tokens à sua comunidade para criar uma governança coletiva
Smartphone com logo da Binance sob uma mesa de vidro

Binance deixará de listar Tornado Cash (TORN) e outras três criptomoedas; confira

Após o anúncio, o token TORN desabou mais de 40%