Imagem da matéria: Projeto Azuki registra sua primeira venda de NFT por US$ 1 milhão

Azuki, o projeto de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) do momento em termos de volume negociado em 2022, acabou de atingir um novo marco.

O projeto de fotos de perfil desenvolvido no Ethereum, que estreou em janeiro, teve sua primeira venda acima de US$ 1 milhão na noite de terça-feira (29).

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O Azuki nº 9.605 foi vendido por 420.69 ETH no mercado OpenSea, equivalentes a US$ 1,42 milhão no momento da venda. Isso mais do que duplica a venda recorde anterior para o projeto: o Azuki nº 4.666 foi vendido por 204 ETH (ou US$ 586 mil, no momento da venda) em 13 de fevereiro.

O usuário do Twittertrebooomin” tuitou que ele e outros membros da Red Bean DAO – uma organização autônoma descentralizada (ou DAO) de colecionadores com foco no Azuki – vendeu o Azuki nº 9.605, que haviam adquirido, em janeiro, por 120 ETH (cerca de US$ 296 mil).

O comprador listado no mercado é o usuário Bitcoin4Freedom no Twitter.

Azuki é um projeto de fotos de perfil com dez mil avatares – cada um possui uma variedade de características e elementos visuais aleatórios. Sua abordagem é similar à de projetos como Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) e CryptoPunks, apesar de ter uma estética inspirada em animes.

Um NFT atua como um recibo desenvolvido em blockchain que comprova a governança de um item digital. Fotos de perfil têm uma alta demanda no setor NFT, junto com outros itens, como colecionáveis esportivos e itens interativos de videogames.

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A indústria NFT registrou US$ 25 bilhões de volume negociado em 2021, de acordo com dados do site DappRadar.

Azuki foi criado por Chiru Labs, uma equipe de quatro desenvolvedores anônimos que supostamente inclui ex-funcionários do Facebook e da Google, bem como ex-fundadores de startups que participaram do programa de aceleração Y Combinator.

A abordagem pseudônima é similar à do Yuga Labs, criadores do BAYC, apesar de algumas das identidades dos fundadores do Yuga terem sido reveladas em um controverso artigo do Buzzfeed publicado em fevereiro.

Azuki foi lançado em janeiro e rapidamente se tornou um dos projetos mais populares, lucrando centenas de milhões de dólares em volume negociado em poucas semanas. Segundo o site CryptoSlam, o projeto agora gerou cerca de US$ 456 milhões de negociações até hoje.

Foi um dos principais projetos no janeiro recorde do OpenSea, em que o principal NFT processou mais de US$ 5 bilhões de volume negociado em vendas entre Ethereum e Polygon.

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Polygon é uma solução de escalabilidade em sidechain (blockchain paralela) para o Ethereum que permite transações mais baratas, rápidas e energeticamente eficientes.

Desde então, o mercado se acalmou e o OpenSea registrou US$ 3,65 bilhões em volume negociado. Dados da Dune Analytics sugerem um cálculo bem menor durante o mês de março.

Em meio à queda, Azuki foi um dos maiores projetos em fevereiro e só perde para Bored Ape Yacht Club e Mutant Ape Yacht Club (ou MAYC) nos últimos 30 dias, segundo dados do CryptoSlam.

O Azuki nº 9.605 está listado como a segunda imagem mais rara da coleção NFT, segundo Rarity Sniper, que faz o ranking de NFTs com base em suas características. O maior NFT do projeto, Azuki nº 2.152, está precificado em 500 ETH (quase US$ 1,69 milhão) no mercado OpenSea.

Os criadores do projeto estão explorando uma futura expansão, assim como Bored Ape Yacht Club, incluindo o lançamento de produtos exclusivos para holders, possível desenvolvimento de um metaverso e um token de ecossistema (como o ApeCoin) chamado BEAN.

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*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

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