Imagem da matéria: Presidente eleito dos EUA nomeia professor pró-bitcoin para comandar SEC
Presidente da SEC, Gary Gensler, durante palestra no MIT (Foto: Reprodução/Youtube)

A equipe de transição do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (18) o professor de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Gary Gensler, como novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). A notícia pode soar positivamente para o mercado de criptomoedas, pois Gensler conhece bem o setor e já comentou positivamente sobre o Bitcoin.

De acordo com a página da Transição Biden-Harris, o ex-presidente da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), foi nomeado concomitantemente com novos diretores e secretários da nova administração.

Publicidade

“Esses servidores públicos experientes vão liderar com compaixão, integridade e caráter para fazer nosso governo trabalhar para todos os americanos”, diz o comunicado à imprensa.

Novo presidente da SEC chamou bitcoin de ouro digital

Até então, Gensler ocupava uma cadeira na equipe de transição cuja função era fazer revisões no Fed, nos reguladores bancários e de valores mobiliários. Só de estar na equipe, o mercado já havia se animado, pois no passado Gensler chegou a dizer que o Bitcoin era uma forma moderna de ouro digital.

A declaração deu-se em decorrência de uma discussão sobre o ouro e o bitcoin há cerca de dois anos, quando o tema era criptomoedas. Veterano de Wall Street, na época, ele alertou para que não houvesse uma regulamentação ousada e precipitada contra o setor.

Uma atualização recente no site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) reforça mais ainda a visão de Gensler acerca da criptoeconomia. Professor na instituição, ele atua como Conselheiro Sênior da Iniciativa de Moeda Digital e conduz pesquisas sobre a tecnologia de blockchain, criptomoedas e fintechs.

Publicidade

De acordo com o comunicado, além de Gary Gensler, o presidente eleito Joe Biden anunciou vários cargos importantes na administração. Os nomeados vão atuar nas secretarias e diretorias dos ministérios do Interior; Agricultura; Saúde; Transporte; Educação; e do órgão de proteção ao consumidor (CFPB).

O ex-presidente da SEC, Jay Clayton, deixou o cargo no dia 23 de dezembro, quando o presidente Donald Trump nomeou o conselheiro Elad Roisman interinamente para terminar junto com seu mandato — que ocorre no próximo dia 20.

Siga o Portal do Bitcoin no Youtube

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin e todo mercado continuam em queda, enquanto Biden se aproxima do setor

Manhã Cripto: Bitcoin e todo mercado continuam em queda, enquanto Biden se aproxima do setor

Autoridades do governo do presidente dos EUA, Joe Biden, devem participar de uma mesa redonda sobre Bitcoin
Um pessoa acompanha um gráfico de alta com o dedo indicador gŕadico de alta

Analistas indicam 3 criptomoedas que podem disparar em meio a queda do Bitcoin

Analistas da Fairlead Strategies produziram um gráfico de rotação relativa (RRG) das principais altcoins em relação ao BTC
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

Bitcoin cai para a casa dos US$ 67 mil após Fed manter taxa de juros

Jerome Powell afirmou que a busca do banco central dos EUA pela meta de 2% de inflação ainda não acabou
Moedas de Bitcoin e Ethereum à mostra em uma carteira de couro

3 razões para entusiastas do Bitcoin comprarem Ethereum, segundo diretor da Bitwise

Para o CIO Matt Hougan, BTC e ETH juntos em um portfólio podem entregar os melhores resultados